Segundo a Organização Pan-americana da Saúde, 17 milhões de pessoas foram vítimas de algum evento cardiovascular que resultou em morte em 2016. No Brasil, o perfil das doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de morte na população. Com isso, deve-se reforçar o incentivo à alimentação saudável, juntamente da orientação sobre a seleção dos alimentos, o modo de preparo, a quantidade e as possíveis substituições alimentares, sempre em sintonia com a mudança do estilo de vida. Alguns padrões alimentares têm sido estudados; entre eles, estão as dietas DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), do mediterrâneo e as vegetarianas.
ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE. Doenças cardiovasculares. 2017 Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2018.
De acordo com as informações apresentadas na tabela a seguir, faça a associação dos tipos de dietas contidos na coluna A com suas respectivas características na coluna B.
COLUNA A
COLUNA B
I. Dieta DASH.
1. Possui menor consumo de gorduras saturadas e um maior consumo de gorduras insaturadas. Essa dieta tem sido associada a valores mais baixos de pressão arterial, lipídeos séricos e um melhor controle do peso corporal. Os indivíduos que fazem uso dessa dieta devem atentar-se a possuir uma alimentação equilibrada e contendo todos os nutrientes necessários.
II. Dieta do Mediterrâneo.
2. É rica em frutas, hortaliças e cerais integrais, possui grandes quantidades de azeite de oliva (fonte ω-9), consumo de peixes e oleaginosas, além da ingestão moderada de vinho. Além do controle de risco cardiovascular, estudos tem mostrado que a adoção desSe padrão alimentar parece ter efeito hipotensor.
III. Dieta vegetariana.
3. É baseada no consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, cereais integrais, frango, peixe, oleaginosas, redução do consumo de carne vermelha, doces e bebidas açucaradas. É rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades baixas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desta dieta auxilia no controle da pressão arterial.
Assinale a alternativa que apresenta a associação CORRETA.
Escolha uma:
a.
I - 1; II - 2; III - 3.
b.
I - 1; II - 3; III - 2.
c.
I - 3; II - 2; III - 1.
d.
I - 3; II - 1; III - 2.
e.
I - 2; II - 1; III - 3.
Respostas
Resposta:
a.
I - 3; II - 2; III - 1. Correto
Explicação:
Resposta:
I - 3; II - 2; III - 1.
Explicação:
Dieta DASH: é baseada no consumo de frutas, hortaliças, laticínios com baixo teor de gordura, cereais integrais, frango, peixe, oleaginosas, redução do consumo de carne vermelha, doces e bebidas açucaradas. É rica em potássio, cálcio, magnésio e fibras, e contém quantidades baixas de colesterol, gordura total e saturada. A adoção desta dieta auxilia no controle da pressão arterial.
Dieta do Mediterrâneo: e rica em frutas, hortaliças e cerais integrais, possui grandes quantidades de azeite de oliva (fonte ω-9), consumo de peixes e oleaginosas, além da ingestão moderada de vinho. Além do controle de risco cardiovascular, estudos tem mostrado que a adoção desse padrão alimentar parece ter efeito hipotensor.
Dieta vegetariana: possui menor consumo de gorduras saturadas e um maior consumo de gorduras insaturadas. Essa dieta tem sido associada a valores mais baixos de pressão arterial, lipídeos séricos e um melhor controle do peso corporal. Os indivíduos que fazem uso dessa dieta devem atentar-se a possuir uma alimentação equilibrada e contendo todos os nutrientes necessários.