Respostas
As ordens mundiais explicam as relações de poder no mundo. A velha ordem mundial é caracterizada pela disputa entre o capitalismo e o socialismo. A nova ordem mundial coloca o capitalismo em evidência.
A Velha Ordem Mundial
A Velha Ordem Mundial é o período que corresponde à Guerra Fria, entre 1945 e 1989, ou seja, depois do término da Segunda Guerra Mundial e até a queda do Muro de Berlim.
No mundo bipolarizado, foram feitas várias alianças militares….
Pós Segunda Guerra Mundial: Bipolarização e Guerra Fria
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso, o período é caracterizado pela bipolarização.
Além dos dois grandes blocos econômicos, também existia o grupo dos países subdesenvolvidos, que não tinham um posicionamento ideológico definido.
Principais características da Velha Ordem Mundial
A Guerra Fria foi uma fase de disputas indiretas pelo controle hegemônico do planeta, com os norte-americanos estruturados no sistema socioeconômico capitalista, e os soviéticos, no socialista. Como não foi uma guerra direta, ela é denominada “Fria”. Vale lembrar que o arsenal de armas nucleares de ambos os países tornaria um conflito direto insustentável. Os meios de comunicação de massa veiculavam mensagens de bipolarização por meio de propagandas e produtos culturais, como a figura do herói Capitão América.
A Nova Ordem Mundial pós Guerra Fria
A Nova Ordem Mundial teve início em 1989 com o final da Guerra Fria e a consequente queda do Muro de Berlim. Esse acontecimento sinalizava que havia apenas uma Alemanha, e não mais a bipolaridade (ou separação) entre a economia capitalista e a socialista. Na nova ordem mundial, o mundo passa a ser multipolarizado.
Principais características da nova ordem mundial
A partir da década de 1980 (e até atualmente), com a queda do regime socialista da União Soviética, a maioria esmagadora dos países adotam o sistema capitalista e o capitalismo se torna o sistema político dominante. Ele é caracterizado pelo neoliberalismo econômico. Os Estados Unidos (EUA) passam a ser a referência em economia e política mundial.
O mundo não é mais bipolarizado, mas multipolarizado, ou seja, há diferentes centros de poder baseados em poder econômico e outras esferas de influência. Além disso, a globalização é uma importante característica.