Respostas
Os Chibchas ou muíscas eram uma tribo de fala chibcha do planalto central da Colômbia que formavam a Confederação Muísca. Eles foram encontrados pelo Império Espanhol em 1537, na época da conquista. Os muíscas dividiam-se em duas confederações: a Hunza da zona norte, cujo soberano era o zaque , e a Bacatá da zona sul, cujo soberano era o zipa. Ambas as confederações situavam-se nas terras altas dos atuais departamentos de Cundimarca e Boyacá (Altiplano cundiboyacense) na região central da Colômbia.
O território dos muíscas estendia-se por uma área de 46 972 quilômetros quadrados (uma região um pouco maior que a Suíça) desde o norte de Boyacá ao Páramo de Sumapaz e dos cumes da Cordilheira Oriental para o Vale do Magdalena. Fazia fronteira com os territórios dos pijaos e dos panches.
Na época da conquista espanhola, a área tinha uma grande população, mas não é conhecido o número exato de habitantes. As línguas dos muíscas eram dialetos da língua chibcha, também chamados muysca e mosca, que pertencem à família lingüística chibchana. A economia era baseada na agricultura, metalurgia e manufatura.