“Jacques Delors (1998), coordenador do "Relatório para a Unesco da Comissão Internacional Sobre Educação para o Século XXI", no livro Educação: um tesouro a descobrir, aponta como principal conseqüência da sociedade do conhecimento a necessidade de uma aprendizagem ao longo de toda a vida (Lifelong Learning) fundada em quatro pilares que são ao mesmo tempo pilares do conhecimento e da formação continuada. Esses pilares podem ser tomados também como bússola para nos orientar rumo ao futuro da educação.”
Fonte: GADOTTI, MOACIR. Perspectivas atuais da educação. São Paulo Perspec., São Paulo , v. 14, n. 2, p. 03-11, Junho, 2000
Com base no contexto apresentado, analise as afirmações a seguir
I– O primeiro pilar é denominado aprender a conhecer e apresenta um tipo de aprendizagem voltada à compreensão. Não é possível continuarmos com uma educação em que os sujeitos tenham o papel de absorver o que lhe é transmitido.
II– O segundo pilar é o aprender a fazer que está ligado ao pôr em prática os conhecimentos adquiridos. É um pilar voltado ao mundo do trabalho e ao desenvolvimento da formação profissional, a partir da relação entre educação e trabalho.
III– O terceiro pilar é menos importante para a inserção do sujeito numa cultura de paz e o ensino da não violência na escola. É um desafio, pois é necessário aprender a viver juntos, aprender a ser como os outros. Tem como pressuposto a descoberta de si no outro, o conhecimento de outras culturas e leva a propostas cooperativas, cujo objetivo é uma finalidade egoísta, por meio de uma ação individual.
IV– O quarto pilar é o aprender a saber. Neste pilar a educação deve desenvolver o sujeito na sua integralidade, ou seja, basta ensinar o patrimônio cultural da humanidade, pois é preciso desenvolver o sujeito dentro da perspectiva exclusivamente racional.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta: rlc
Respostas
respondido por:
14
Resposta:
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. Correto pelo AVA
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás