Respostas
Desta forma, é certo que cometeríamos erros novos e faríamos também novas descobertas. Em ciclos sucessivos de gerações, haveria desenvolvimento e aperfeiçoamento. Cada nova fase da vida humana deveria ser melhor. Esta deveria ser uma lógica plausível.
Entretanto, não é isto o que se observa. Os mesmos erros cometidos por nossos antepassados, mesmo os mais longínquos, são os erros da modernidade. Os mesmos problemas enfrentados por eles, continuam a existir. As dificuldades e problemas enfrentados pelos mais rudes e primitivos são os mesmos que enfrentados por homens mais civilizados, cultos, nobres e educados. Não é uma questão de cultura, nem de civilização.
Cada nova geração parece ser a primeira a existir, e tudo se inicia. Quando começam aprender a viver, chega ao fim e nasce outra que vai iniciar o processo. É certo que algumas coisas são acrescidas no decorrer da vida. Mas geralmente são coisas e fatores externos que mudam muito pouco a vida humana como, por exemplo, a tecnologia, as formas políticas, os costumes, os tabus e tradições etc… Mas o homem em si continua o mesmo.