A Lei de Resfriamento de Newton diz que a taxa de perda de calor de um corpo é proporcional à diferença de temperatura entre o corpo e o ambiente. A equação que modela essa lei pode ser escrita como:
numerador d T sobre denominador d t fim da fração igual a menos k abre parênteses T menos T com a subscrito fecha parênteses
onde T é a temperatura do corpo, T com a subscrito é a temperatura ambiente, e k é uma constante de proporcionalidade. Considere o caso de resfriamento de uma xícara de café, sabendo que sua temperatura inicial é T parêntese esquerdo 0 parêntese direito igual a 90 à potência de o C, a temperatura ambiente T com a subscrito igual a 30 à potência de o C, e k igual a 0.0308. Qual a temperatura aproximada do café no instante t igual a 30?
Nenhuma das alternativas.
53.8 à potência de o C
63.8 à potência de o C
48.3 à potência de o C
38.2 à po
Respostas
Resposta:
A temperatura final do café após o tempo descrito é T=53,81°C.
Resolução:
Primeiramente vamos explicitar a formulação descrita que rege o esfriamento de um corpo:
Onde T é a temperatura do objeto, e Ta a temperatura ambiente constante. Agora pelo método de separação de variáveis, podemos resolver essa EDO:
Integrando indefinidamente os dois lados, obtemos:
Onde C é uma constante de integração a determinar pelos valores iniciais. Então podemos reescrever a equação:
Agora vamos utilizar os valores iniciais. Sabendo que em t=0 (no tempo antes de esfriar), a temperatura T era igual a 90°C e Ta é 30°C, então substituindo os valores:
Sendo assim descobrimos o valor de C, agora nossa equação de resfriamento fica:
E finalmente substituindo os valores para encontrar a temperatura em t=30 :
T=53,81°C