Respostas
Resposta: O Feudalismo foi o sistema socioeconômico que prevaleceu na Idade Média, mas chegou a sobreviver em algumas regiões da Europa também na Idade Moderna.
Explicação:
A economia sofreu uma retração das atividades comerciais, as moedas perderam seu espaço de circulação e a produção agrícola ganhou caráter subsistente. a crise do Império Romano favoreceu um processo de ruralização das populações, que não mais podiam empreender atividades comerciais.
A ruralização da economia também atingiu diretamente as classes sociais instituídas no interior de Roma. Trabalhando em regime de servidão, um camponês estaria atrelado à vida rural em virtude das ameaças dos conflitos da Alta Idade Média e da relação pessoal instituída com a classe proprietária, ali representada pelo senhor feudal.
O senhor feudal representava a classe nobiliárquica detentora de terras. A autoridade exercida pelo senhor feudal, na prática, era superior à dos reis, que não tinham poder de interferência direta sobre as regras e imposições de um senhor feudal no interior de suas propriedades.
O clero entrou em acordo com os reis e a nobreza com o intuito de expandir o ideário cristão. A conversão da classe nobiliárquica deu margens para que os clérigos interferissem nas questões políticas. Muitas vezes um rei ou um senhor feudal doava terras para a Igreja em sinal de sua devoção religiosa. Dessa forma, a Igreja também se tornou uma grande “senhora feudal”.