Respostas
A primeira DIT corresponde ao final do século XV e ao longo do século XVI, no qual o capitalismo estava em fase inicial, chamada de capitalismo comercial. Era caracterizado pela produção manual a partir da extração de matérias-primas e acúmulo de minérios e metais preciosos por parte das nações (metalismo).
A segunda DIT ocorre no século XVI, mas principalmente a partir do século XVII, com a Primeira e a Segunda Revolução Industrial. As colônias e os países subdesenvolvidos passaram a fornecer também produtos agrícolas, assim como vários tipos de minerais e especiarias.
Finalmente, a terceira DIT ou “Nova DIT” surge no século XX, com a revolução técnico-científica-informacional e a consolidação do capitalismo financeiro, que permite a expansão das grandes multinacionais pelo mundo. Nesse período, os países subdesenvolvidos iniciam seus processos tardios de industrialização, entre eles o Brasil. Tal acontecimento foi possível graças à abertura do mercado financeiro desses países e pela instalação de empresas multinacionais ou globais, oriundas, quase sempre, de países desenvolvidos.
Resposta:
Explicação:
A DIT foi e é a forma em que os países do mundo organizam a sua produção. Ela teve três fases
1° Fase (século 15 - 16): Período das Grandes Navegações. Os países eram divididos em metrópoles e colônias. Nesse contexto, aplicava-se o pacto colônia-metrópole, no qual estava estabelecido que a colônia só podia comercializar com a metrópole. Essa comercialização era feita da seguinte forma: as colônias forneciam matérias-primas às metrópoles, e as metrópoles produziam produtos manufaturados que eram comprados pela colônia. Era assim que era a DIT/ a organização da produção na 1° fase/ nos séculos 15 e 16.
2° Fase (século 17 - 19): Período no qual houve duas grandes Revoluções industriais. Os países eram divididos em desenvolvidos (chamadas de metrópoles antigamente) e subdesenvolvidos (chamadas de colônias antigamente). Os países nos quais ocorreram as revoluções industriais, os europeus, passaram a ser industrializados, cabendo a eles fornecer produtos industrializados aos países subdesenvolvidos. Já nos países subdesenvolvidos, por não terem vivenciado em seu território as revoluções industriais ainda não tinham indústrias, mas ainda tinham, assim como as colônias, o papel de fornecer matérias-primas para os países desenvolvidos, além disso também exportavam alimentos, sendo considerados, portanto, países, agroexportadores.
3° Fase (século 20 - atualidade): Período no qual estamos vivenciando a desconcentração industrial, que é o deslocamento das indústrias de países desenvolvidos para países subdesenvolvidos, são as chamadas transnacionais, que buscam, mudando de local, fatores locacionais, fatores atrativos, ou seja, mão de obra barata, produzir sem gastar muito e lucrar mais. Nessa etapa, os países subdesenvolvidos também estão industrializados, assim como os desenvolvidos, tendo indústrias em seus territórios, as quais vão produzir e vender seus produtos para o mundo. O países desenvolvidos também continuam fornecendo matérias-primas. Já os países desenvolvidos são responsáveis por produzir a tecnologia e também fazer os investimentos nessa produção de tecnologia e ofertar elas aos países subdesenvolvidos, uma vez que eles não têm a capacidade de produzirem tecnologia.
Espero ter ajudado!
Se puder, avalie minha resposta pelas estrelinhas e, se gostou dela, pelo coraçãozinho.
*Caso algum erro seja identificado em meu raciocino, por favor, me avise.