• Matéria: História
  • Autor: 2019taymi
  • Perguntado 7 anos atrás

- COMO A REFORMA PROTESTANTE CONTRIBUIU PARA OS PROJETOS DE COLONIZAÇÃO DA FRANÇA NA AMÉRICA?

Respostas

respondido por: ooliveirajuliaolivei
1

Resposta: ⇒A colonização francesa nas Américas, assim como a inglesa, foi retardatária se comparada às expedições espanholas e portuguesas. Apesar do atraso, os franceses empreenderam tentativas de colonização nas três Américas.

Como os franceses ficaram fora da divisão do Tratado de Tordesilhas, o rei francês Francisco I havia ironizado o tratado, ao dizer que queria ver o testamento de Adão para saber se ele havia destinado as terras do mundo apenas a Portugal e Espanha. Porém, o tratado não impediu os franceses de tentar colonizar áreas do território americano e nem de tentar lucrar com o comércio marítimo na região.  As práticas de pirataria foram estimuladas pela coroa francesa.

Explicação: ⇒Os territórios da América do Norte seriam perdidos após uma série de derrotas em guerras travadas contra algumas potências europeias, principalmente a Inglaterra. A Guerra dos Sete Anos (1756-1763) e os acordos do Tratado de Paris custaram aos franceses a região de Quebec e todas as suas possessões no Canadá, além da Louisiana e de algumas ilhas das Antilhas.

Nos dias atuais, ainda se mantêm como departamentos franceses as Ilhas de Guadalupe, São Martinho, São Bartolomeu e Martinica, nas Antilhas; e a Guiana Francesa, na América do Sul.

⇔ Colonização Francesa nas Américas  ⇔

Em razão do atraso nas expedições marítimas, a colonização francesa nas Américas não foi tão intensa quanto à dos países ibéricos.

Perguntas similares