Respostas
Principais funções da epiderme:
- Proteção do corpo. A grande presença de queratina possibilita esta função.
- Absorção dos raios ultravioletas (UV) do Sol. Esta função é desempenhada pelos melanócitos, presentes na epiderme.
- Combate aos micróbios que penetram na pele humana. Esta função é realizada pelas células de Langerhans, presentes na epiderme.
- Possibilita a sensação do tato, através das células de Merkel.
Resposta:
Explicação:
A epiderme é a camada externa da pele que podemos ver e tocar, ela nos protege das toxinas, bactérias e da perda de líquidos. Ela é formada por cinco sub-camadas de células chamadas queratinócitos. Estas células, produzidas na camada basal mais interna, migram em direção a superfície da pele, amadurecendo e experimentando uma série de mudanças. Este processo, conhecido como queratinização (ou cornificação), faz com que cada uma das sub-camadas seja distinta.
Camada basal (ou stratum basale): A camada mais interna, onde os queratinócitos são formados.
Camada espinhosa (ou stratum spinosum): Os queratinócitos produzem queratina (fibras de proteína) e se tornam fusiformes.
Camada granular (stratum granulosum): A queratinização começa - as células produzem grânulos duros e à medida que eles empurram para cima, estes grânulos se transformam em queratina e lipídios epidérmicos.
Camada lúcida (stratum lucidium): As células são bem comprimidas, aplainadas e não se distinguem umas das outras.
Camada córnea (ou stratum basale) : A camada mais externa da epiderme, com uma média de 20 sub-camadas de células mortas aplainadas dependendo de onde seja a pele do corpo. Estas células mortas se desprendem regularmente num processo conhecido por descamação. A camada córnea também abriga os poros das glândulas sudoríparas e as aberturas das glândulas sebáceas.