Respostas
Resposta:
Explicação:
O Projeto Genoma Humano foi uma iniciativa do setor público sob a liderança de James Watson que era chefe dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
Neste processo houve a busca pela identificação dos mais de 3 milhões de bases nitrogenadas que estão na composição dos milhares de genes presentes nos 46 cromossomos característicos da espécie humana.
A principal meta com este tipo de atividade consistia em, a partir do conhecimento integral da estrutura genética humana, conseguir elaborar mecanisamos e técnicas inclusive para doenças que melhorassem aspectos deletérios identificados para uma melhoria na qualidade de vida das pessoas.
As vantagens do Projeto Genoma Humano são as seguintes:
- Prevenção e tratamento de doenças: com o mapeamento dos genes é possível identificar de maneira prévia a possibiliade de que doenças ocorram melhorando a capacidade para o seu tratamento e também prevenção.
- Conhecimento relacionado com a forma de evolução da vida humana no planeta Terra desde o seu surgimento.
- Elaboração de medicamentos mais precisos no combate à doenças variadas como câncer, Mal de Alzheimer, Escleroses já que se teria conhecimento sobre o seu componente genético.
As desvantagens relacionadas com o Projeto Genoma são as seguintes:
- Uso discriminatório na sociedade e empresas não aceitando pessoas que sejam portadoras genéticas de alterações futuras como câncer ou doenças crônico-degenerativas.
- Usos antiéticos de suas informações para a criação de novas doenças e até mesmo de armas biológicas com base em fragilidades identificadas em determinado gene humano.