Respostas
Olá! Segue a resposta com algumas observações.
(I)Interpretação do problema:
a)densidade (d) ou concentração de massa em um dado volume: ?
b)massa (m) do objeto: 820 g;
c)volume (V) ocupado pelo objeto: 100 cm³
d)em razão de o exercício não haver mencionado a necessidade de calcular a densidade em kg/m³ (quilograma por metro cúbico), unidade de densidade no Sistema Internacional (SI), serão utilizadas as indicadas no próprio exercício (grama e centímetro cúbico).
=======================================
(II)Compreendidas as afirmações acima, basta aplicar os dados na fórmula da densidade:
d = m / V
d = 820 / 100 (Em uma divisão por 10 ou por um de seus múltiplos (100, 1000, entre outros), anda-se para a esquerda um número de casas igual à quantidade de zeros existentes no denominador. Neste caso, em virtude de haver dois zeros em 100, andam-se duas casas à esquerda.)
d = 8,2 g/cm³
Resposta: A densidade é de 8,2 g/cm³.
=======================================================
DEMONSTRAÇÃO (PROVA REAL) DE QUE A RESPOSTA ESTÁ CORRETA
→Para fazer a prova real, substitui-se d = 8,2 na equação acima resolvida e omite-se qualquer uma das duas outras incógnitas. O resultado, caso seja igual ao desta incógnita omitida, estará correto. Nesta prova real, será omitida a massa (m).
d = m / V ⇒
8,2 = m / 100 ⇒
8,2 . 100 = m (Veja a Observação abaixo.)
820,0 = m ⇒
m = 820 g (Provado que d = 8,2 g/cm³.)
Observação: Em uma multiplicação por 10 ou por um de seus múltiplos (100, 1000, entre outros), movimenta-se para a direita um número de casas igual à quantidade de zeros existentes no múltiplo de 10. No caso em questão, há dois zeros em 100, portanto, movimentam-se duas casas à direita.
Espero haver lhe ajudado e bons estudos!