Segundo Piaget, o pensamento orientado (realista) é consciente, isto é, prossegue objetivos presentes no espírito de quem pensa, é social , influenciado pelas leis da experiência e da lógica. É inteligente, adaptado a realidade e esforça-se por influenciá-la, pode ser comunicado através da linguagem. O pensamento primitivo interno (autístico) é subconsciente. Não se encontra adaptado à realidade externa, é individualista (cria para si próprio uma realidade de imaginação ou sonhos procurando recompensar desejos). O pensamento egocêntrico é um aspecto de transição, é o elo genético entre a forma original, mais primitiva, do pensamento (autíśtico) e a lógica que aparece mais tarde (pensamento realista).
LIPMAN, Matthew. O Pensar na educação. Petrópolis. Vozes, 1995.
Sobre a implicação do pensamento de Piaget no ensino de Filosofia para as crianças, julgue as afirmativas a seguir em (V) verdadeiras ou (F) falsas.
( ) A Filosofia pouco pode auxiliar na aprendizagem e na evolução do pensamento infantil, pois tudo que for feito em sala de aula através do diálogo e da investigação influencia pouco em questões que dependem muito mais da maturação fisiológica e da genética.
( ) Em concordância com o Lipman nesse caso, para Piaget a imaginação permanecerá como fonte criativa em nosso pensamento mas cujos produtos internos devem se traduzir em pensamento orientados para o exterior, através da lógica e da reflexão propiciada pelo diálogo.
( ) A criança pela interação social e a aprendizagem, vai evoluindo, sendo que cabe ao professor e a escola propiciarem ferramentas para que o máximo possível o pensamento se externalize através da interação social. A filosofia cumpre um importante papel nesse aspecto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
Escolha uma:
a.
F – F – V.
b.
V – F – V.
c.
V – V – V.
d.
F – V – V. Correto
e.
F – V – F.
Respostas
Resposta:
Resposta D ; F-V-V
Resposta: Letra C
( F ) A Filosofia pouco pode auxiliar na aprendizagem e na evolução do pensamento infantil, pois tudo que for feito em sala de aula através do diálogo e da investigação influencia pouco em questões que dependem muito mais da maturação fisiológica e da genética.
( V ) Em concordância com o Lipman nesse caso, para Piaget a imaginação permanecerá como fonte criativa em nosso pensamento mas cujos produtos internos devem se traduzir em pensamento orientados para o exterior, através da lógica e da reflexão propiciada pelo diálogo.
( V ) A criança pela interação social e a aprendizagem, vai evoluindo, sendo que cabe ao professor e a escola propiciarem ferramentas para que o máximo possível o pensamento se externalize através da interação social. A filosofia cumpre um importante papel nesse aspecto.
Explicação: Conferido no AVA