O crescimento econômico da América Latina e do Caribe será menor do que o esperado este ano em um contexto internacional "marcado pela incerteza e a volatilidade" e que teve especial incidência em países sul-americanos como Argentina e Venezuela. A economia da América Latina e Caribe crescerá 1,5% este ano, 0,7% a menos em relação aos 2,2% previsto anteriormente, em um contexto internacional "marcado pela incerteza e pela volatilidade". O Brasil, maior economia da América Latina, deve crescer 1,6% este ano em relação a 1% de 2017. O México, a segunda maior, deve se expandir 2,2%, pouco mais do que os 2% do ano passado, segundo as previsões da Cepal.
Disponível em: . Acesso em 15/03/2019
Com base no crescimento da economia brasileira e sua volatilidade, analise as afirmativas abaixo.
I. Durante quase todo o século o Brasil teve uma grande dependência de poucos produtos primários na sua pauta de exportação.
II. Depois da década de 30 o Brasil passou por uma industrialização voltada para o mercado interno e não para exportar.
III. Só no anos 70 a pauta de exportações se diversifica, diminuindo a vulnerabilidade externa do Brasil em termos de sua balança comercial.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
III, apenas.
Alternativa 3:
I e II, apenas.
Alternativa 4:
II e III, apenas.
Alternativa 5:
I, II e III.
Respostas
respondido por:
20
I. Verdadeiro. O Brasil sempre teve grande dependência de poucos produto na sua balança comercial, a exemplo do açúcar no período colonial e do café no império e Início da República.
II. Verdadeiro. A partir da década de 1930 Getúlio Vargas assume o poder e industrializa o país, mas ela era voltada principalmente ao mercado interno.
III. Verdadeiro. Durante os anos 70 a pauta de exportações sofreu maior diversificação, o que gera a diminuição do risco; pois se um produto estiver em baixa, há outros em alta que compensa o déficit.
Alternativa 5;
Abraços!
respondido por:
8
Resposta: Alternativa 5
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás