Respostas
Resposta:
s plantas desenvolveram curiosas estratégias para se dispersarem pelas diferentes regiões. Estas estratégias serviram para compensar o fato de não se locomoverem, conquistando os diversos ambientes dentro de um plano quase casual de dispersão. Entre estas estratégias destaca-se a existência do fruto como meio de favorecer esta dispersão: um animal faminto devora o fruto, engole as sementes, que se protegem dos sucos digestivos e, após um certo tempo, são liberados com o bolo fecal, já lhe servindo de adubo nas fases iniciais da vida. Esta estratégia rendeu às plantas que a adotaram um fantástico sucesso evolutivo, constituindo-se o mais importante grupo de vegetais da atualidade: as Angiospermas (do grego: Angio = vaso, urna; spermae = semente).
Outras estratégias que merecem destaque são os frutos com deiscência explosiva, como o da mamoneira (Ricinus communis L.), por exemplo. A mamoneira chega a arremessar sua semente até dez metros, se não encontrar barreiras físicas que a impeçam.
O carrapicho (Triumphetta sp.) apresenta estruturas no seu fruto que fixam-no nos pêlos e penas dos animais, que os transportam de “carona”, por até centenas de quilômetros, expandindo suas fronteiras de distribuição.
Explicação: