• Matéria: Pedagogia
  • Autor: JhHara
  • Perguntado 7 anos atrás

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - ADG1

3) "O homem, diz Sartre, é o ser cujo aparecimento faz com que exista um mundo. O mundo não é a consciência. A consciência é abertura para o mundo; a consciência está encarnada na densa realidade do universo. O mundo pode ser visto como um conjunto de utensílios. Mas o mundo não é a existência. E, quando o homem não tem mais objetivos, o mundo fica desprovido de sentido." (REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. História da filosofia. 3. ed. São Paulo: Paulus, 1990. p. 606. v. II.) O existencialismo sartreano trata o homem de modo singular, encarnado em uma situação, sendo o único responsável por suas escolhas e por todas as possíveis consequências – fala da liberdade, mas com a total responsabilidade. Tomando-se por base as ideias apresentadas no trecho, pode-se concluir que:

a) de algum modo, o mundo pode ser fruto unicamente da consciência do indivíduo.
b) a liberdade do homem é sempre proporcional àquilo que encontra como utensílio para a realização de seus objetivos.
c) existir significa ter consciência daquilo que é o mundo, pleno de utensílios.
d) a necessidade que o homem tem das coisas do mundo tem relação direta com os objetivos do mesmo homem.
e) os objetivos do homem se dão na proporção do que o mundo pode oferecer; ou seja, não é possível pensar um homem que deseja mais que seu próprio mundo.

4) De certo modo, o conhecimento científico é o mesmo conhecimento que brota do senso comum, porém tratado com mais seriedade e utilizando instrumentos que permitem elaborar uma teoria sobre a realidade. Tal situação aproxima o cientista dos desejos do homem comum e cada sucesso dos feitos científicos é esperado ansiosamente. Porém, há riscos em uma postura como esta, se não for preenchida com reflexão. Qual alternativa melhor apresenta os citados riscos e fala da educação como libertação do dogmatismo científico?

a) Os riscos são aqueles relativos à perda do poder que a ciência tem de conhecer a realidade. É impossível pensar o mundo sem a contribuição da ciência e a educação é responsável por auxiliar os alunos a entenderem a importância da ciência, por meio de experiências e outras atividades.
b) São os riscos de perder a seriedade do cientista como produtor de conhecimento, por conta de maior aproximação com o senso comum, da vida cotidiana. Quanto mais o homem comum questiona, menos força tem o cientista.
c) Os riscos se relacionam à crença de que a ciência possa salvar a humanidade dos males e, neste sentido, os cientistas se tornam os merecedores de confiança por excelência. A educação pode barrar este movimento quando ensina uma postura crítica de questionamento sobre o alcance da verdade científica.
d) Há risco de se perder na reflexão sobre o mundo, pois a produção científica é tão extensa que chega a desorientar o homem em seu fazer. A tarefa do professor é organizar o conhecimento em um todo de sentido.
e) A aproximação do senso comum com a ciência é observada apenas quando os problemas surgem na vida cotidiana – o cientista é quem fica atento para observar e encaminhar as reflexões. Com aprofundamento cada vez maior, o cientista se esquece do contato com a realidade cotidiana. A escola é o lugar no qual a ciência é aplicada e volta a encontrar a vida do indivíduo.

Respostas

respondido por: jesbrun22
37

Resposta:

FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO - ADG1

todas corretas.

1B  2D    3D        4C

Explicação:

Perguntas similares