Respostas
Princípio da Individualidade Biológica – Indivíduos diferentes respondem de forma diferente ao mesmo treinamento.
Isso acontece pelo fato de o indivíduo ser a junção de genótipo e fenótipo.
Genótipo = Carga Genética / Fenótipo = Estímulos.
Princípio da Adaptação – Capacidade que o ser humano tem de se adaptar a um agente estressor.
Isso significa que o ser humano é capaz de modular sistemas energéticos e sua morfologia até certo ponto como resposta a um determinado estímulo.
- Estímulos débeis não acarretam adaptação;
- Estímulos médios apenas exercitam;
- Estímulos entre médios e fortes geram adaptações;
- Estímulos muito fortes causam lesão.
Além disso, é necessário fornecer estímulos diferentes continuamente para evitar o fenômeno do platô, que é uma situação em que o indivíduo não evolui.
Princípio da Assimilação Compensatória – Quando aplicado um estímulo que utiliza um sistema energético específico, acontecerá num 1º momento uma diminuição da reserva e num 2º momento acontecerá uma nova estocagem energética maior do que antes do estímulo ser aplicado. Para que isso aconteça o tempo de recuperação deve ser proporcional à intensidade do trabalho para que exista a adaptação fisiológica do organismo. Assim sendo, o condicionamento físico é melhorado continuamente.
Princípio da Manipulação de Cargas – O aumento de cargas de trabalho é uma imposição para se obter um melhor desempenho. Para saber se a prevalência da carga aplicada é de volume ou intensidade devemos analisar a qualidade física visada e o período de treinamento.
- Qualidade física de curto espaço de tempo = Intensidade;
- Qualidade física de emprego prolongado = Volume
Isso tudo quer dizer que o indivíduo deve cada vez mais se esforçar para continuar melhorando suas capacidades físicas.
Princípio da Continuidade – Uma condição física só será alcançada após uma continuidade no treinamento. Isso significa que devemos evitar treinar para um evento como o carnaval, por exemplo, e depois deixar o treinamento de lado. Devemos entender que quando paramos de treinar nossas capacidades pioram e ai quando chegar perto do próximo evento será um grande trabalho estar em boa forma novamente. É muito mais inteligente manter o treinamento continuamente, pois quando se aproximar o próximo carnaval você já estará em forma, sem precisar correr atrás de prejuízos,
Princípio da Especificidade – O treinamento deve ser estruturado baseando-se nas capacidades físicas, sistemas energéticos, sistemas coordenativos, entre outros específicos de uma modalidade esportiva específica.
1°-pessoas iguais. Em termos de condicionamento físico isso significa dizer que o mesmo exercício, na mesma intensidade, na mesma duração e na mesma frequência semanal, proporcionará diferentes efeitos de treinamento em cada corpo, dependendo de fatores como: sexo, idade, capacidade máxima, experiência prévia e técnica de execução.
2º - Princípio da sobrecarga crescente:
Este princípio estabelece que, para adquirir uma boa aptidão física, o organismo precisa ser submetido a esforços cada vez maiores (mais intensos ou por um tempo maior, ou ainda em maior frequência), de tal maneira em que possa provocar no organismo reações de adaptação que acarretem a melhoria da aptidão. O aumento da sobrecarga pode ser obtido através de um dos fatores indicados a seguir:
Frequência: Aumento do número de treinamentos em uma semana, por exemplo;
Volume: Aumento da distância, do número de repetições ou, por exemplo, do tempo de duração;
Intensidade: Aumento da velocidade, da carga ou, por exemplo, diminuição do tempo de descanso entre uma execução e outra.
Como regra geral, desaconselha-se a alteração de mais de um fator ao mesmo tempo.
3º - Princípio da especificidade:
É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.