Respostas
Resposta:
Curto-circuito é a passagem de corrente elétrica acima do normal em um circuito devido à redução abrupta da impedância deste. Normalmente o curto-circuito provoca danos tanto no circuito elétrico em que ocorre como no elemento que causou a redução de impedância.
Um curto-circuito ocorre quando uma corrente-elétrica com força acima do normal passa por um circuito elétrico com intensidade elevada, sofrendo uma queda e criando uma descarga que poderá danificar esse circuito.
Geralmente esse fenômeno provoca reações violentas pela dissipação instantânea de energia. Nessas reações podem ocorrer explosões, faíscas, dissipação de calor.
É comum assistirmos telejornais e vermos notícias relacionadas a incêndio. Muitas vezes esse tipo de acidente, quando não é criminoso, é motivado por esse tipo de circunstância. Em algumas residências, as instalações elétricas mal conservada sou com algum erro de dimensionamento podem provocar esses acidentes.
Também pode ser verificado quando dois cabos de alta tensão de postes elétricos das ruas se tocam ou quando colocamos a extremidade de um fio metálico na tomada.
Para evitar o que pode se tornar uma tragédia, é importante que algumas providências sejam tomadas.
São colocados fusíveis ou disjuntores no local onde deverá passar a corrente elétrica. Esses disjuntores funcionarão como um interruptor automático, já que qualquer falha na corrente elétrica será detectada por eles que automaticamente desligarão. Isso fará com que o circuito fique aberto e evite o dano que seria causado.
Tanto os fusíveis como os disjuntores podem exercer essa função, mas os fusíveis ficam inutilizados quando realizam essa interrupção e precisam ser trocados. Os disjuntores, ao contrário, podem ser religados manualmente.
Existem dois tipos de curto-circuito: monofásico e trifásico. O monofásico é causado por uma falha mecânica, como por exemplo a quebra de condutores, o que causa danos no equipamento pela corrosão. Entre as principais causas está a presença de arcos elétricos ou falta de isolamento de condutores.
No trifásico, o fenômeno ocorre quando o circuito possui três tensões defasadas entre si. Essa ocorrência é verificada quando há uma sobrecarga elétrica, criando um contato indesejável entre essas fases do circuito.