Max Weber dedica parte de sua obra para refletir sobre as mudanças sociais que estavam ocorrendo na Alemanha do final do século XIX: unificação e modernização da economia.
Considerando a importância das contribuições de Durkheim para o campo das ciências sociais, faça o que se pede nos itens a seguir:
a) Weber analisa o desenvolvimento do capitalismo moderno, buscando entender a natureza e as causas da mudança social. Cite dois conceitos fundamentais da sua obra.
b) Segundo Weber, a sociologia é um estudo das ações sociais. Explique os quatros tipos ideais de ação social.
c) Como você percebe hoje a importância do pensamento de Weber para analisar a sociedade brasileira?
Respostas
A importância de Weber para o campo das ciências sociais:
a) Weber considera a superestrutura social e os valores coletivos, mas estabelece uma metodologia para compreensão de como esta dinâmica ocorre, revelando que análises sociológicas são baseadas em probabilidades e não em verdades.
Distingue ação social e relação social. Coloca as ações dos indivíduos realizadas frente a outros indivíduos, considerando a grande reciprocidade de intenções e expectativas e conclui que não há determinismos sobre o que será a sociedade.
b) Weber considera fundamental a força de coerção das estruturas sociais e propõe que a Sociologia seja capaz de revelar as intenções que estão por trás dos comportamentos dos indivíduos.
Considera que há quatro tipos de ação social: ação social tradicional, ação social afetiva, ação social racional quanto aos valores, ação social racional quanto aos fins.
Na ação social tradicional, a ação é realizada de maneira automática, sem questionamentos.
Ação social afetiva implica na participação do indivíduo, porém são ações mais emocionais que racionais, como nas relações familiares.
Ação racional com relação a valores requer uma ética de convicção, um senso de missão que o indivíduo precisa cumprir em função dos valores que ele preza.
Ação racional com relação aos fins é aquela em que o indivíduo escolhe levando em consideração os fins que ele pretende atingir e os meios disponíveis para isso. Requer uma ética de responsabilidade do indivíduo por seus atos.
c) Weber propõe ir além do entendimento permitido por formulações teóricas gerais e investigar os significados concretos e localizados das ações sociais.
Sem ignorar a força das estruturas sociais sobre a ação dos indivíduos, sabemos que um determinado fenômeno social, para ser compreendido na sua especificidade exige que sejam revelados os "sentidos", os "significados" das ações sociais e das relações sociais que o estruturam.
Na análise da sociedade brasileira, vemos a importância de saber o que os indivíduos "querem", "almejam", "desejam", "visam", e quais são os valores que expressam quando direcionam sua ação, como por exemplo, na escolha de votar num determinado partido ou personalidade.
Bons estudos!