Respostas
Resposta:
É fato que a observação do céu desde muito tempo esteve presente na vida das grandes civilizações antigas, hoje, porém não parece ser uma prática muito corriqueira a observação dos astros. Através da leitura do céu, nossos antepassados conseguiam prever a chegada de chuvas, se organizarem a respeito ao plantio e a colheita, e sabiam também o término de cada época do ano. As constelações eram e ainda são, para algumas comunidades, uma espécie de guia.
Mas afinal, o que é uma constelação?
Os antigos acreditavam que as estrelas estivessem fixas, pois mantinham a mesma posição umas em relação às outras e estavam dispostas em uma redoma que envolvia a Terra, daí surgiu o que chamamos hoje de esfera celeste. Uma constelação era definida como sendo um conjunto de estrelas, que imaginariamente formavam figuras no céu, e que eram representadas por objetos, animais ou seres mitológicos (figura1).
Explicação:
Sim, as civilizações antigas previam o clima por meio da observação das estrelas no céu, sendo que a posição das mesmas poderia revelar a chegada de tempos de cheias ou estiagens, ajudando nas decisões sobre os melhores momentos para plantar ou colher, um acompanhamento rotineiro para povos como os mesoamericanos e egípcios.
O clima previsto a partir da observação das estrelas
As civilizações antigas contavam essencialmente com a observação visual e com a anotação acerca dos fenômenos que ocorriam dia após dia, criando mapas que orientavam quanto à periodicidade das estações do ano, assim como faziam povos como os maias, ou seja, a observação das estrelas no céu ajudava grandemente as civilizações, especialmente as mais antigas, a prever o clima.
Mais sobre a importância da astronomia para as civilizações antigas: brainly.com.br/tarefa/20843785
#SPJ6