O impulso nervoso pode ser explicado como uma alteração da carga elétrica da membrana plasmática de um neurônio em comparação ao seu estado anterior, o de repouso. Assim, é possível indicar os estados de um neurônio de acordo com a carga elétrica de sua superfície: polarizado, despolarizado e o retorno ao repouso, chamado de repolarização.
Em relação às fases de um impulso nervoso e a concentração relativa de íons na membrana do neurônio,
A
no potencial de repouso, os íons de sódio estão mais concentrados no meio interno em relação ao meio externo.
B
no potencial de ação, os íons de sódio são bombeados para o meio externo ao neurônio e enfrentam dificuldade ao tentarem voltar ao interior da célula.
C
na repolarização, o potencial de membrana volta a ficar negativo, com a saída ativa de íons de sódio ao meio externo ao neurônio.
D
no potencial de repouso, a membrana interna do neurônio é positiva e o meio externo é negativo em razão da alta concentração de íons de potássio.
E
na repolarização, o estímulo ao neurônio muda temporariamente a permeabilidade aos íons de potássio na membrana, permitindo a entrada em excesso deste íon.
Respostas
respondido por:
11
Resposta:
letra C
Explicação:
A) no potencial de repouso, os íons de sódio estão mais concentrados no meio interno (externo) em relação ao meio externo.
B)no potencial de ação, os íons de sódio são bombeados para o meio externo (interno) ao neurônio e enfrentam dificuldade ao tentarem
D) no potencial de repouso, a membrana interna do neurônio é positiva (negativa) e o meio externo é negativo (positivo) em razão da alta concentração de íons de potássio.
Honduras:
Muito obrigado amigo ! Pode me ajudar em outra questão que também envolve tecidos ?
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás