• Matéria: ENEM
  • Autor: copacol
  • Perguntado 7 anos atrás

As diferenças na Agricultura Familiar são tantas que talvez seja um equívoco conceitual seguir tratando grupos com características de inserção socioeconômicas tão distintas sob o mesmo label (rótulo) – agricultores familiares – apenas por um traço comum: utilizar majoritariamente mão-de-obra familiar. STRUETT, M. A. M. Desenvolvimento Sustentável. Maringá: Unicesumar, 2019. A esse respeito, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. A diferenciação na Agricultura Familiar está associada, por exemplo, à formação dos grupos ao longo da história e aos diversos tipos de herança culturais, bem como o acesso e a disponibilidade de um conjunto de fatores, dentre os quais podemos elencar o capital humano e social. Porque II. Essa diversificação está presente nas famílias que vivem e exploram minifúndios em condições de extrema pobreza e têm renda inferior, excluindo os grandes produtores inseridos no agronegócio. A respeito dessas afirmações, assinale a alternativa correta:

Respostas

respondido por: viniciusrm19
14

Ambas as afirmativas estão corretas, e a afirmativa II é uma justificativa correta da I.

Observa-se uma grande desigualdade dentro da Agricultura Familiar, o que é mostrado na afirmativa I, por conta da construção socio-cultural e diferentes acessos aos recursos ao longo da história da agricultura brasileira.

Dessa forma, a assertiva II nos mostra corretamente, a presença de agricultores pobres que vivem da subistência de seus produtos, enquanto outros apresentam o agronegócio como grandes investimentos.

Perguntas similares