(Unesp - Adaptada) “Sob qualquer aspecto, este foi provavelmente o mais importante acontecimento na história do mundo, pelo menos desde a invenção da agricultura e das cidades. E foi iniciado pela Inglaterra. É evidente que isto não foi acidental; (...) todo operário tinha que aprender a trabalhar de uma maneira adequada à indústria, ou seja, num ritmo regular de trabalho diário ininterrupto. ”
HOBSBAWM, Eric. A Era das Revoluções: Europa 1789-1848. 9. ed. 10. reimp. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. p. 45 e 67.
A afirmação de Eric Hobsbawm nos leva a refletir sobre o impacto da Revolução Industrial nas relações de trabalho e no cotidiano dos trabalhadores a partir do século XVIII. Considere as seguintes afirmativas.
I. A Inglaterra pode ser considerada o berço da industrialização, sobretudo, pelas inovações técnicas (fiandeiras, teares, máquinas e locomotiva a vapor, etc.), acumulação de capital, mão de obra abundante e grandes reservas de ferro e carvão.
II. Apesar dos salários baixos, o desdobramento da Revolução Industrial levou os trabalhadores a conquistarem direitos importantes ao longo do século XIX, tais como: jornada de trabalho de 8h diárias, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença e descanso semanal remunerado.
III. Entre as consequências da Revolução Industrial, é possível destacar: o crescimento desordenado das cidades e o êxodo rural; a falência de inúmeras oficinas e a desumanização do trabalho.
IV. É possível encontrar no movimento ludista, cartista e nas trade unions, formas de reação dos trabalhadores, com o objetivo de melhorar as condições de trabalho e amenizar o impacto social desencadeado pelas mudanças nas relações de trabalho com a Revolução Industrial.
É correto apenas o que se afirma em
Escolha uma:
a. I e III.
b. II e IV.
c. I, III e IV.
d. I, II e III.
e. I e IV.
Respostas
Resposta:
I, II e III estão corretos.
O movimento ludista e os demais apresentados eram contrário aos avanços da revolução industrial.
Explicação:
A revolução industrial colocou o indivíduo como parte de um processo de aceleração da urbanização, e, do desenvolvimento econômico.
Deste modo, o trabalhador que morava no campo para a cidade, ou seja, ele se torna urbano e com isso surgem as grandes cidades, assim como as novas tendências na mecanização, desencadeando após os séculos no mundo em que vivemos hoje.
Resposta:
somente 1 e 3 estão corretas alternativa A
Explicação:
A Primeira Revolução Industrial começou na Inglaterra, no final do século XVIII, e caracterizou-se pelo ferro, pelo carvão e pela indústria têxtil. Este acontecimento histórico provocou inúmeras transformações nas esferas social, econômica e política. A afirmação Il está incorreta, pois os direitos trabalhistas não foram conquistados no século XIX, e sim no século seguinte.