Em uma escola de Ensino Médio foi marcada uma data para uma feira literária. Como as turmas são muito numerosas existem dois professores de Língua Portuguesa. O professor “A” sugeriu aos alunos que em grupos escolhessem um livro que fosse de gosto e leitura comum a todos os componentes do grupo e que elaborassem uma maneira diferente de apresentar esse livro aos colegas e pais, como se tentassem convencer os leitores de que a obra é boa. Os alunos muito criativos elaboraram teatros, performances, propagandas, figurinos, vídeos, entrevistas, conseguiram contato com um crítico literário e elaboraram também cartazes para apresentar os livros que gostaram. Já o professor “B” pediu aos alunos que também se reunissem em grupos por afinidade e que cada grupo elaborasse cartazes contendo dados técnicos do livro, como número de páginas, autor, data de publicação, gênero e uma breve sinopse. Em um texto reflexivo argumentativo discorra sobre sua opinião a respeito das duas práticas usando comparações entre elas. Que estratégias você propõe para a feira literária que acontecerá na escola em questão. Sua resposta deverá conter entre 10 a 15 linhas (entre 800 e 1200 caracteres).
Respostas
respondido por:
0
Observa-se que as duas práticas evidenciam as diferentes abordagens eduacionais existentes em nosso cenário, representado pela educação construtivista (professor A) e educação tradicional (professor B).
Dessa forma, percebe-se que o professor A estimula o protagonismo juvenil e autonomia dos alunos, sendo mais positivo para o seu aprendizado, ao passo que o professor B atua como um "detentor do conhecimento" não extraindo positivamente a atividade, por conta da sistematização exacerbada.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás