(Fuvest-SP) A era de paz e cooperação, que muitos esperavam se seguiria à vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial, não resistiu até o final dos anos 1940, tendo sido substituída pela "guerra fria", entre as grandes potências, e por "guerras quentes" localizadas.
Considerando a "guerra fria":
a) Explique as divergências fundamentais entre as grandes potências.
b) Relacione a "guerra fria" com um conflito de "guerra quente".
Respostas
A - As duas grandes superpotências eram os Estados Unidos, que defendiam o sistema de produção capitalista e a democracia ocidental, e a União Soviética, que defendia o socialismo soviético e a república socialista como formas de governo.
Suas diferenças eram, sobretudo, econômicas (os americanos defendiam o Livre Mercado e os soviéticos a Economia Planejada) e ideológicas (com uma sociedade individualista de um lado e uma sociedade comunitária do outro).
B - Um conflito de "guerra quente" (guerra efetiva, com conflitos militares diretos) diretamente relacionado com a Guerra Fria foi a Guerra do Vietnã, onde defensores do modelo soviético e defensores do modelo capitalista travaram uma guerra civil, com participação de americanos e soviéticos, por vinte anos.