• Matéria: Biologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 7 anos atrás

O processamento inicial da amostra clínica para o exame bacteriológico é um procedimento que envolve várias considerações. Deve-se primeiro avaliar a amostra e a sua origem anatômica. Esses dados determinarão qual o melhor tratamento da amostra antes da inoculação, por exemplo: centrifugação ou homogeinização, conservação, entre outras. A segunda etapa é a seleção do meio de cultura a ser empregado para cada amostra e, por final, a escolha da temperatura e atmosfera de incubação. Sempre que possível, todas as etapas requeridas para o processamento das amostras, devem ser realizadas dentro de uma capela de fluxo-laminar com nível de segurança biológica. Os procedimentos de inoculação variam de acordo com o tipo de meio. As técnicas de inoculação – também conhecidas como semeaduras – devem sempre seguir as seguintes normas, independentemente do tipo de meio de cultura utilizado:
1- Os recipientes devem ser abertos sempre próximos ao bico de Bunsen. A zona de segurança (região estéril) tem um raio de aproximadamente 10 cm em torno da chama.
2- As bocas dos tubos devem ser aquecidas depois e antes da colocação da tampa, assim como a borda das placas de Petri.
3- As agulhas ou alças de platina devem ser flambadas adequadamente (rubro da chama esterilizante) antes e depois de qualquer inoculação. Deve-se aguardar o resfriamento antes da coleta.
4- Evite “rasgar” ou perfurar o meio para não interferir no crescimento bacteriano.
Assinale a alternativa que apresenta a ordem correta para os procedimentos de inoculação:
Escolha uma:
a. 1 – 2 – 3 – 4.
b. 4 – 1 – 3 – 2.
c. 3 – 1 – 2 – 4.
d. 2 – 4 – 1 – 3.
e. 3 – 2 – 4 – 1.

Respostas

respondido por: susana3019
7

cabei de responder o AVA 3-1-2-4 correta


Anônimo: CERTAAA
Perguntas similares