Respostas
Rutherford conseguiu fazer um experimento que conseguiu descartar de vez o modelo atômico da esfera rígida, imagine que alguém atirasse com uma metralhadora em um caixote de madeira fechado cujo conteúdo fosse desconhecido. Se as balas ricocheteassem, não atravessando o caixote concluímos que dentro dele deveria haver algum material como concreto ou ferro maciço. Mas se as balas o atravessassem, chegaremos à conclusão de que ele estaria vazio ou então de que conteria materiais menos densos como algodão serragem ou similares. Porém se parte das balas passassem e a outra parte não, concluiremos que materiais dos dois tipos estariam presentes dentro do caixote. Quanto mais balas atravessassem menos material muito denso deveria existir em seu interior.
é óbvio que para descobrir o que há dentro de um caixote seria mais sensato abrir e olhar o interior em vez de atirar nele.
por sua vez com átomo não acontece o mesmo já que não é possível enxergar ou manipular.
Rutherford atirou numa finíssima folha de ouro, cuja espessura sistema em torno de 300 ou 350 átomos, esses átomos enfileirados corresponderam acerca de 0,00001 cm! a metralhadora usada por ele lançava pequenas partículas portadoras de carga elétrica positiva chamadas de partículas alfas.