.As modalidades mais utilizadas em neonatologia tem por objetivos manter as vias aéreas estáveis para melhor troca gasosa, e evitar lesão alveolar, visto que os alvéolos estão em constante crescimento e as vias aéreas possuem diâmetro menor, dificultando assim a passagem do ar. Muitas são as formas de ventilação, o que o fisioterapeuta deve fazer é avaliar adequadamente o quadro clínico do bebê e definir qual seria o melhor método de ventilação para diminuir a morbidade pulmonar. São elas: ventilação controlada a volume (VCV), ventilação controlada a pressão (PCV), Ventilação Assisto-Controlada (VAC), ventilação mandatória sincronizada, Ventilação por Pressão de Suporte (PSV), Ventilação por Alta Frequência (VAF) e A Ventilação com Relação Inspiração: Expiração Invertida (VRI).
De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
Na ventilação controlada a volume (VCV) consiste em ciclos respiratórios disparados e limitados à pressão. O paciente apresenta esforço inspiratório, assim o aparelho detecta e fornece uma pressão constante no circuito.
b.
A ventilação mandatória sincronizada associada a uma garantia mínima de volume (SIMV + Volume Garantido) possui ciclagem a tempo, com limite de pressão inspiratória, sincronizando com a frequência respiratória espontânea do bebê.
c.
NA Ventilação por Pressão de Suporte, o fluxo é constante, alcançando os alvéolos em um tempo inspiratório prefixado (a partir da frequência respiratória e da relação inspiração:expiração).
d.
Na ventilação controlada a pressão (PCV) os ciclos controlados são disparados de maneira sincronizada aos esforços do paciente e, caso este não apresente ciclos espontâneos, o ventilador disparará um ciclo mecânico a tempo.
e.
Na Ventilação Assisto-Controlada (VAC), o fluxo é desacelerado, o que tende a distribuir melhor o gás para os alvéolos, com tempo inspiratório prolongado para que o fluxo alcance todas as vias aéreas e alvéolos ao final da inspiração, não permitindo esforço respiratório pelo paciente.
Respostas
Resposta: "A"
Explicação:bem.... No dia em que fiz minha atividade junto com a correção
Da escola a alternativa correta é a letra "A".
Espero ter ajudado!!
Resposta:
"Os recém-nascidos (RN) nascem prematuramente, em virtude das condições maternas durante a gravidez ou dos fatores placentários e até mesmo fetais. Estas condições impedem uma gestação normal, fazendo com que estes venham ao mundo em situações de risco por possuírem instabilidade fisiológica e/ ou hemodinâmica. Em algumas situações, o RN-prematuro precisa de ventilação mecânica (VM) para assegurar as trocas gasosas. Esta modalidade de oxigenoterapia ajuda a melhorar a ventilação alveolar, diminuindo o trabalho respiratório e reexpandindo as áreas atelectasiadas."
Segundo as Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica em Pediatria e Neonatologia, os parâmetros que devem ser ajustados para um conforto da criança e diminuir os riscos de lesão pulmonarsão
Escolha uma:
c.
fluxo (V): 6 l/min com Pressão Média de Vias Aéreas (PwA): entre 15cmH2O e 25cmH2O. Correto
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
As modalidades mais utilizadas em neonatologia tem por objetivos manter as vias aéreas estáveis para melhor troca gasosa, e evitar lesão alveolar, visto que os alvéolos estão em constante crescimento e as vias aéreas possuem diâmetro menor, dificultando assim a passagem do ar. Muitas são as formas de ventilação, o que o fisioterapeuta deve fazer é avaliar adequadamente o quadro clínico do bebê e definir qual seria o melhor método de ventilação para diminuir a morbidade pulmonar. São elas: ventilação controlada a volume (VCV), ventilação controlada a pressão (PCV), Ventilação Assisto-Controlada (VAC), ventilação mandatória sincronizada, Ventilação por Pressão de Suporte (PSV), Ventilação por Alta Frequência (VAF) e A Ventilação com Relação Inspiração: Expiração Invertida (VRI).
De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta.
Escolha uma:
a.
A ventilação mandatória sincronizada associada a uma garantia mínima de volume (SIMV + Volume Garantido) possui ciclagem a tempo, com limite de pressão inspiratória, sincronizando com a frequência respiratória espontânea do bebê. Correto
Questão 3
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
O Boletim de Silverman-Andersen (BSA) é um exame clínico de extrema importância para que a equipe multidisciplinar avalie os sinais de desconforto respiratório e insuficiência respiratória aguda. A presença e gravidade do batimento de asa de nariz e o gemido expiratório são exemplos de sinais avaliados no BSA.
De acordo com o BSA, analise as afirmativas a seguir e assinale V para Verdadeiro e F para Falso.
( ) Ele avalia quatro características ou sinais clínicos que as crianças apresentam com desconforto respiratório.
( ) Cada item é pontuado de zero (onde não há sinais de desconforto), 1 (sinais medianos de desconforto) e 2 (sinais evidentes de desconforto).
( ) Os pontos são somados e pontuações de 5 a 8 de BSA necessita-se de um incremento na oxigenação.
( ) Acima de 9 pontos são indicativos de Insuficiência respiratória aguda e necessitam de suporte ventilatório.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
c.
F – V – V – F. Correto
Explicação:
A ventilação mandatória sincronizada associada a uma garantia mínima de volume (SIMV + Volume Garantido) possui ciclagem a tempo, com limite de pressão inspiratória, sincronizando com a frequência respiratória espontânea do bebê. Correto