No texto, o autor afirma que os representadores do governo, e não os escravos, foram grandes extraviadores. Explique essa afirmação de acordo com o contexto da época.
Anexos:
Respostas
respondido por:
59
À época, na tentativa de burlar taxações e impostos extras em cima do ouro, grandes nomes da sociedade (governadores, representantes da Fazenda Real, donos de minas) tentaram, usando dos escravos, falsificar e desviar ouro para ter lucro total da mineração. Dessa forma, os escravos que acabavam envolvidos eram usados pelos verdadeiros donos do ouro, sendo apenas "ferramentas" para alcançar este objetivo.
respondido por:
0
O autor faz essa afirmação por conta da cobrança de impostos, em especial o Quinto, sobre a produção de ouro no Brasil que era levado a Portugal. Portanto, este era "extraviado" de onde de fato, deveria ficar.
Características do Quinto do Ouro
- Foi um imposto cobrado durante o Brasil Colônia pelo governo.
- O nome foi dado porque o valor do imposto correspondia a um quinto (20%) do ouro que era extraído e registrado nas casas de fundição.
- Por ser um tributo muito alto, os brasileiros tinham uma grande rejeição a este imposto, da onde surgiu a expressão "o quinto dos infernos".
- Na segunda metade do século XVII, houve um declínio na extração de pedras preciosas e ouro, o que fazia que boa parte dos colonos não tivessem a quantia necessária para pagar a Coroa, essa dívida fez com que outros impostos fossem estabelecidos sobre ela.
Entenda mais sobre o Quinto do Ouro aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/1526131
#SPJ2
Anexos:
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás