• Matéria: Pedagogia
  • Autor: imendes
  • Perguntado 7 anos atrás

“As duas últimas décadas do século XX representaram um grande momento para os debates e elaboração das propostas curriculares, assim como novos materiais didáticos e práticas de ensino”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONSECA, Selva Guimaraes. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. São Paulo: Papirus, 2003. p. 66.


De acordo com o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, sobre o panorama educacional no século XIX e início do século XX, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.( ) No âmbito educacional, nem sempre mudanças políticas levaram a novos rumos para a escolarização.


( ) A partir da República, em 1889, houve princípios que visavam à civilização, à moralidade e à modernidade, do país e de sua população.


( ) Houve uma intensa discussão intelectual sobre a educação, que, apesar de heterogênea, considerava a escola como instituição fundamental.


( ) A educação, nesse período, era considerada homogênea, e a escola era considerava como instituição seletiva.

Respostas

respondido por: Matheusieti
31

Resposta:

V-F-V.

Explicação:

Naquele período as instituições escolares eram seletivas, e, o ensino homogêneo.

É interessante notar que anteriormente, no período da companhia de Jesus, a educação utilizava suas experiências como catequizadores servindo como base pedagógica inclusive para os índios e a observação do indivíduo em relação ao mundo e as diversas ciências, porém, baseado nos dogmas vigentes do período.

Além disso, o objetivo desse documento era a instituição de jesuítas dentro do corpo pedagógico das escolas, sendo a base para a educação do período, e, se formos traças um panorama com os dias de hoje ele se equivaleria as Pcn's.

respondido por: perellideop73g6d
1

Resposta:

V – V – V – F

Fiz e está é a correta está na pagina 117 do livro

Perguntas similares