"Como se explica que um período de tanto progresso pudesse levar o Velho Continente, berço da civilização ocidental, a experimentar novamente a barbárie, como se viu durante a Primeira Guerra Mundial? (...) Em 11 de novembro (1918), terminava a Grande Guerra. Morreram 8 milhões de pessoas, 20 milhões ficaram inválidas, sem falar nos prejuízos econômicos e financeiros que atingiram os países europeus envolvidos diretamente com a guerra".
(REZENDE, Antônio Paulo; DIDIER, Maria Thereza. "Rumos da História: nossos tempos" -
O Brasil e o mundo contemporâneo. São Paulo: Atual, 1996. v.3.)
Tomando como referência a citação acima e o contexto histórico da Europa no pós-guerra, podemos concluir que
A
no campo das artes, os símbolos da beleza e do desenvolvimento tecnológico ganharam destaque para representar a Belle Époque do período entre guerras.
B
as consequências da Primeira Guerra fortaleceram o discurso internacionalista do movimento operário, motivando revoluções socialistas em toda Europa.
C
a solidariedade entre os Estados-nações fez com que as condições de vida e de trabalho da população tivessem altos índices de crescimento.
D
entre os fatores que levaram as nações europeias à crise estavam os prejuízos materiais e humanos, que resultaram em um cenário de desilusão.
E
como resultado da derrota alemã, o Tratado de Versalhes, assinado depois da guerra, pôs fim ao ódio e ao clima de revanchismo na Europa.
Respostas
respondido por:
6
Creio que seja a letra D.
Pois resumidamente quem mais sofreu com a Guerra foi a Europa tanto na perda material como humana.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás