Respostas
*Estrutura da terra.
Didaticamente o planeta Terra pode ser comparado a um ovo, não em termos de forma, mas de proporção de suas estruturas: sua casca, extremamente fina, seria a crosta terrestre, a clara seria o manto, e a gema, o núcleo.
A crosta terrestre possui uma espessura média de 25km (por volta de 6km em algumas partes do assoalho oceânico e de 70km nas regiões de cadeias montanhosas).
O manto, com 2900km de espessura média, é formado por magma pastoso e denso, em estado de fusão.
O núcleo é formado predominantemente por níquel e ferro. É subdividido em duas partes: o núcleo externo, em estado de fusão, e o núcleo interno (a parte mais densa do planeta, também chamado de nife). Este, apesar das elevadas temperaturas, está em estado sólido devido à alta pressão no centro da terra.
As informações existentes sobre o interior do planeta foram obtidas por procedimentos indiretos complexos, como a análise de propagação de ondas sísmicas. As perfurações mais profundas - cerca de 12km - forneceram dados insuficientes, pouco significativos diante da espessura da Terra, cujo raio médio tem 6378km.
Placas tectônicas: a litosfera compreende as rochas da crosta (continental e oceânica) e é formada por placas rígidas e móveis, as placas tectônicas ou litosféricas. Logo abaixo encontramos a astenosfera, que é constituída por rochas parcialmente fundidas. Ao contrário da litosfera, é uma camada menos rígida e com temperaturas mais elevadas.