Tal encontro contou com a presença de 103 chefes de Estado e 182 nações que tinham como objetivo introduzir a ideia de desenvolvimento sustentável e buscar mecanismos que repensassem a lacuna existente entre o Norte e o Sul do planeta no que se refere ao desenvolvimento. Alguns pesquisadores atribuem à Agenda 21 o resultado mais significativo do encontro, por abranger uma quantidade ambiciosa de temas e propor um plano de ação necessário para que o desenvolvimento ocorra sempre vinculado a uma preocupação de ordem mundialmente ambiental. A Agenda conta com 2.500 recomendações voltadas para a comunidade mundial e sugere o desenvolvimento de agendas próprias às comunidades locais, de bairros, de grupos etc. A qual encontro se refere o texto? a. Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Rio 92 ou ECO 92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Essa conferência também ficou conhecida como Cúpula da Terra. b. Primeiro Congresso Mundial de Educação Ambiental, conhecido como Conferência de Tbilisi, realizado em Tbilisi, na Geórgia (ex-União Soviética), em 1977. c. Segundo Congresso Internacional de Educação Ambiental, realizado em Moscou, na ex-União Soviética, em 1987. d. Primeira Conferência Mundial de Meio Ambiente Humano, realizado em Estocolmo, na Suécia, em 1972. e. Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, conhecida como Rio+10, realizada em Joanesburgo, na África do Sul, em 2002.
Respostas
É correta a alternativa A.
A Agenda 21, apontada como a principal herança do "evento" foi assinada no Rio de Janeiro durante a convenção, que foi importante, dentre outras coisas, para marcar uma mudança decisiva do papel do Brasil na questão ambiental mundial.
Em uma reunião anterior, a Estocolmo 72, o Brasil havia assumido o vergonhoso papel de "líder dos poluidores", defendendo a tese de que os países em desenvolvimento não deveriam limitar as suas emissões, sendo a Rio 92 um símbolo de uma mudança decisiva no "eixo sul".
Resposta:
Letra A.
Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (conhecida como Rio 92 ou ECO 92), realizada no Rio de Janeiro, em 1992. Essa conferência também ficou conhecida como Cúpula da Terra.
Explicação: