• Matéria: História
  • Autor: vitoriasantana1098
  • Perguntado 7 anos atrás

Qual o papel do rádio na história do Brasil

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respondido por: bellagatinha20
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A imagem tem mais facilidade para capturar e manter a atenção do telespectador, mas o rádio tem outra função e a exerce com maestria: ele desperta a imaginação de quem está ouvindo. O rádio se transformou e se adaptou à medida que as tecnologias surgiram e avançaram, tornou-se portátil e alcançou o ambiente virtual. Entretanto, a sua expansão não se deve somente aos avanços tecnológicos. Seu sinal chega aonde nenhum outro veículo de comunicação chega, daí o alto alcance geográfico. A abrangência de caráter social se deve à própria linguagem do rádio, muito mais direta, coloquial, persuasiva e intimista. Em comparação com os outros meios de comunicação, o rádio é o mais acessível economicamente e com isso ele atinge de forma mais direta as populações de baixa renda.

O rádio não exige alfabetização do receptor. Isso, em um Brasil que tem um dos mais altos índices de analfabetismo do mundo – de acordo com os dados dos IBGE, hoje, ainda há quase 14 milhões de brasileiros, com 15 anos ou mais, analfabetos – permite que o rádio, entre os meios de comunicação, seja o de potencial mais popular e democrático.

Reunindo todas essas condições, o rádio consegue cumprir com mais facilidade a função social da comunicação, que é atender aos interesses da sociedade em nível de circulação e pluralidade da informação sem excluir ou impedir alguém de receber e da capacidade de transmissão. Afinal, a informação é considerada um direito e uma ferramenta da sociedade para compreender e se movimentar na realidade.

Potencialidades do rádio

Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), na Polônia ocupada, possuir um rádio era exclusividade dos alemães. Através dele, os nazistas ficavam sabendo das novas estratégias e ouviam as músicas preferidas de Hitler. As propagandas do líder nazista estimulavam o fanatismo, transmitiam palavras de ordem e ideologias. No filme Um Sinal de Esperança, dirigido por Peter Kassovitz, o comerciante Jakob (Robin Williams), que vive na Polônia em tempos de guerra entre nazistas e poloneses, traz esperança, otimismo e humor aos judeus ao dizer que ouviu na Rádio BBC de Londres notícias favoráveis com relação aos passos das tropas da Aliança para derrotar o exército de Hitler e outras informações que ele inventa usando a própria imaginação. O seu ato acabava por evitar que algumas pessoas se suicidassem. Quando os soldados alemães tomam conhecimento da existência de um fictício rádio, eles organizam uma repressão maior, pois não queriam que os judeus tivessem qualquer contato que lhe fornecesse informação sobre os reais acontecimentos.

O que ocorre é um líder que se legitima através do rádio, um povo aflito por viver em meio a uma guerra sem informação sobre o que está acontecendo, depois vem o nascimento de uma esperança e um curto entretenimento trazido pelas informações do fictício rádio de Jakob. Portanto, é possível perceber no filme a importância da informação, sobretudo da transmissão radiofônica que chegava muito mais rápida do que por meios impressos.

Foi na década que 30 que construíram a base para que a Era de Ouro do Rádio no Brasil acontecesse nas décadas de 40 e 50. Getúlio Vargas percebeu as potencialidades do rádio e o agregou aos seus interesses. Assim sendo, Vargas regulamentou o setor para que o governo tivesse um controle maior sobre o rádio, isentou ouvintes de taxas para que os aparelhos fossem instalados em suas casas e permitiu a veiculação de anúncios comerciais que tornaram as bases econômicas mais sólidas para a sobrevivência das rádios e promoveram o avanço do setor.

Repressão contra sambistas

Essas mudanças proporcionadas por Vargas estimularam o consumo nas massas e culminaram, entre várias outras coisas, no fortalecimento do poder político e sua popularização. A propaganda política tinha o objetivo de envolver multidões. O programa A Voz do Brasil, por exemplo, tinha caráter informativo, cívico e cultural. Por meio do programa, o governo iniciou a divulgação de seus discursos oficiais e atos para obter apoio, do mesmo modo que fez a exaltação do patriotismo. O programa, porém, teve grande rejeição popular.

A utilização do rádio uniu a propaganda do regime e o transformou em um instrumento para promover educação e cultura. Mas como nem tudo são flores e é necessário olhar os dois lados: essa “troca de favores” entre a classe do setor e o governo varguista proporcionou a participação de certo controle da imprensa.

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