• Matéria: Pedagogia
  • Autor: raquelcortes
  • Perguntado 7 anos atrás

TEXTO 1
A educação recebeu os reflexos da racionalização do trabalho. Os mentores eram os autores de livros e manuais didáticos, e os operários, os professores, a quem cabia tão somente apresentar os livros aos alunos, dosar a aplicação das atividades e corrigir suas respostas. Via de regra, as respostas faziam parte do livro do professor, o que o desobrigava de conhecer antecipadamente o assunto de que trataria em suas aulas, quanto mais de prepará-las. Era, portanto, o professor um mero aplicador do que vinha pronto e acabado. A esse processo, denominou-se proletarização do professor.

Não se discutia se o que estava nos livros servia para todos os alunos de todas as escolas de todas as regiões do país. Parecia que havia um entendimento, naturalmente equivocado, de que todos podem aprender exatamente as mesmas coisas, ao mesmo tempo e do mesmo jeito. Muitos de nós estudamos assim: através da sabedoria do livro didático. Fazíamos inúmeros exercícios, na escola ou em casa, que eram corrigidos pelos professores e seriam posteriormente cobrados nas provas. Quem acertava muito, tirava notas altas; quem errava muito, acabava por repetir o ano.

Assim eram as aulas. Professores e alunos mantinham-se passivos, sem participar do que deveria ser a construção de seu conhecimento.

Herança tecnicista. Aula 23, In: Coordenação do trabalho pedagógico e prática. UNIMES Virtual.



TEXTO 2



Disponível em Acesso em 03 dez. 2018.

Considerando o conteúdo dos dois textos, assinale a alternativa correta;

Escolha uma:
a. O TEXTO 2 é uma crítica ao TEXTO 1.
b. O TEXTO 1 é uma crítica ao TEXTO 1.
c. Os TEXTOS 1 e 2 não se relacionam.
d. O TEXTO 2 é um elogio ao TEXTO 1.

Respostas

respondido por: NandaMagalhaes
3

Resposta:

a. O TEXTO 2 é uma crítica ao TEXTO  1

Explicação:

Perguntas similares