• Matéria: História
  • Autor: luisfernandotj
  • Perguntado 7 anos atrás

UNIUBE
Paralelamente às propostas do socialismo utópico, que procuravam conciliar numa sociedade ideal os princípios liberais e as necessidades emergentes do operariado, surgiu o socialismo de Karl Marx e Friedrich Engels.

A respeito das ideias dos autores, analise as afirmações abaixo.

I) O texto Manifesto Comunista escrito por Marx e Engels foi o lançamento formal de uma nova proposta de sociedade que pretendia substituir a sociedade capitalista.

II) Segundo o Manifesto Comunista, após a tomada do poder pela classe operária, seria decretada a socialização dos meios de produção.

III) A mais-valia é um conceito utilizado por Karl Marx para designar o valor da riqueza produzida pelo operário além daquilo que o capitalista lhe pagava na forma de salário.

IV) Marx e Engels apostavam que a transformação da propriedade privada em propriedade coletiva ocorreria por meios pacíficos, em função do avanço da ciência e da tecnologia.

Estão corretas as afirmações contidas em:

II e IV.

I, III e IV.

I e III.

II.

I, II, e III.

Respostas

respondido por: RoseLillyBR
0

Resposta:

I, II e III

Explicação:

I - correta. Marx queria substituir a sociedade capitalista por achar que ela era falha.

II - Correta. Apos o inicio da ditadura do proletariado a propiedade seria do Estado, sendo assim todos teria acesso a tudo.

III - Correta. A mais-valia e a diferença entre o salario do operario e o lucro obtido pelo empregador.

IV - Incorreta. 0 proletariado utilizará sua supremacia política para arrancar pouco a pouco todo capital à burguesia, para centralizar todos os instrumentos de produção nas mãos do Estado, isto é, do proletariado organizado em classe dominante, e para aumentar, o mais rapidamente possível, o total das forças produtivas.

Isto naturalmente só poderá realizar-se, a principio, por uma violação despótica do direito de propriedade e das relações de produção burguesas,... (O Manifesto Comunista)

Perguntas similares