• Matéria: Biologia
  • Autor: anaclaudiapcald
  • Perguntado 7 anos atrás

Uma mulher, solteira, natural e residente em Brasilandia-MS, procurou o Hospital Dr Júlio César na referida cidade, acompanhada da mãe e da irmã, em 15/11/2018, aos 34 anos de idade, com queixas de febre intermitente há cerca de 3 semanas, associada a tosse produtiva, anorexia e cefaleia. O paciente possuía sorologia positiva para HIV, confirmada no dia 04/10/2018 pelo Western blot. Seus familiares relataram episódios ocasionais de desorientação, ideias desconexas e lapsos de memória. Ao exame físico, encontrava-se emagrecida, eupneica, acianótica, anictérica e hipocorada (+/4+). O exame dos aparelhos cardiovascular, respiratório e do abdome não apresentava alterações. O exame neurológico evidenciou ideias desconexas, sem sinais de irritação meníngea. Foram realizados uma radiografia de tórax, que evidenciou infiltrado em bases pulmonares (processo broncopneumônico inflamatório), e um PPD que foi não reator. Os demais exames laboratoriais encontravam-se sem alterações, e no parasitológico de fezes evidenciou-se a presença de ovos de Schistosoma mansoni. Foram levantadas as seguintes hipóteses diagnósticas: aids, pneumonia bacteriana e neurotoxoplasmose, com início da terapia para as duas últimas, e alta hospitalar após resolução do quadro clínico. No entanto, retornou aproximadamente 3 semanas depois, no dia 07/12/2018, com outro quadro sugestivo de pneumonia bacteriana, que foi novamente tratada, sendo então instituída nesta ocasião a terapia antirretroviral (TARV) com estervudina, lamivudina e zudinavir.
A) Levando em consideração as terminologias relacionadas ás DICT, identifique-as no texto (mínimo 6) e transfira para a resposta cada uma destas com as respectivas informações de origem que conduziram designar tais terminologias. (Peso 30%)
B) Segundo o conceito da HND (história natural da doença), identifique acima os fatores relacionados ao agente, ao hospedeiro e ao ambiente (se houver). (Peso 20%)
C) A Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) é uma ação norteadora da prática do enfermeiro que permite ao enfermeiro organizar o processo de trabalho. Entre as ferramentas que contribuem para a prática do enfermeiro, temos o Processo de Enfermagem (PE). Descreva de modo coerente com o texto, no mínimo, três (3) dessas práticas retirando do texto os respectivos itens. (Peso 30%)
D) Diante do quadro confirmatório de doenças e ações referentes ao enfermeiro no sistema de informações em saúde (SIS), consulte a lista de Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e avalie a necessidade de cadastro e referente à qual/quais doenças do texto, indicando também a periodicidade exigida de notificação. (Peso 20%)

Respostas

respondido por: brubrucatonassi
0

Resposta:Acho que e´a b) não tenho certeza

Perguntas similares