Respostas
Tanto a Reforma Protestante quanto a Contrarreforma Católica ocorreram no Século XVI, tendo a Reforma como data inicial a publicação das 95 Teses por Lutero, em 31 de Outubro de 1517, e a Contrarreforma iniciado em 1545, com o Concílio de Trento.
Tanto a Reforma quanto a Contrarreforma são, assim, movimentos políticos e sociais típicos do Renascimento, que permeou os séculos XIV, XV e XVI e afetou profundamente o modo de vida ocidental.
Detalhes da reforma protestante:
A Reforma Protestante se espalhou por diversos países europeus, onde recebeu o apoio de príncipes e repúblicas mercantis que tinham interesses políticos e econômicos que eram antagônicos, por exemplo, com a prática da proibição da usura por parte da Igreja Católica. Foi forte em países como Suécia e Inglaterra, os principais centros de propagação das ideias protestantes.
Os Protestantes criticavam, dentre outras coisas, os excessos que o clero católico cometia, a corrupção dentro da instituição da Igreja e princípios teológicos católicos, como a proibição da tradução e interpretação individual da Bíblia.
Luteranismo, Calvinismo e Anglicanismo:
As três principais "formas" de protestantismo, o Luteranismo era formado pelos seguidores de Lutero e foi especialmente forte no território que hoje é a Alemanha e na época era o Sacro-Império Romano-Germânico. Os principais dogmas do luteranismo são a doutrina da predestinação, a separação essencial entre o Antigo e o Novo Testamento (que trariam mensagens diferentes), a ideia de que o Espírito Santo converte e que as conversões verdadeiras são para a vida inteira.
Os Calvinistas, que seguiam as doutrinas de João Calvino, acreditavam que cabia a cada Cristão interpretar por si mesmo a Bíblia, de modo que Deus relevaria os seus desígnios por meios das Escrituras. Acreditavam também na teoria da predestinação, defendiam a ideia de que "quem não trabalha não come" e que o enriquecer era não um pecado, mas um símbolo da graça de Deus pelo seu fiel, devendo ser celebrado.
Já os Anglicanos seguem a religião oficial da Inglaterra, que guarda muito em comum com o catolicismo, diferenciando-se, basicamente, por não reconhecer em Roma (e no papa) a autoridade máxima do cristianismo, sendo uma cisão motivada mais por interesses políticos que por disputas religiosas.
Afinal, o que foi a contrarreforma católica?
A Contrarreforma foi a tentativa da Igreja Católica de recuperar-se da profunda crise que as críticas dos protestantes, que em certo sentido haviam sido abafadas durante a Idade Média, causou. Foi um movimento de mudanças profundas na Igreja, com o fortalecimento de ordens monásticas antes minoritárias ou inexistentes, como os franciscanos e os jesuítas, de modo a expandir o Catolicismo para o mundo e vencer a "disputa pelas almas" contra os Protestantes.
Mais sobre as razões da Reforma Protestante em:
https://brainly.com.br/tarefa/2678933