Neste país [Alemanha], o principal expoente da geopolítica e da geoestratégia foi o general geógrafo Karl Haushofer, diretor do Instituto Geopolítico de Munique. (...) Haushofer desenvolveu uma geopolítica baseada nas teses de autores como Ratzel, Kjellén e Mackinder. Conceitos como o de espaço vital ganharam novo fôlego no contexto da ascensão do III Reich e da retomada da busca desse espaço na marcha ao leste após invasão à URSS desencadeada pela Operação Barbosa (1941). Como alertam Mello (1999) e Castro (1999), embora o Reich se utilizasse de expressões caras à geopolítica de Haushofer e do próprio legado de Ratzel e Kjellén, o conteúdo prescritivo do General Haushofer era claramente distinto da real geopolítica do III Reich (Flint, 2006).
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está disponível em: TEIXEIRA JÚNIOR, Augusto W.M. Geopolítica: do pensamento clássico aos conflitos contemporâneos. Curitiba: InterSaberes, 2017.
Tendo como base o fragmento de texto acima, os conteúdos abordados na disciplina de Introdução à Geografia e o texto-base Geografia Política, analise as afirmativas a seguir sobre as contribuições de Haushofer para a expressão terrestre do poder militar.
Respostas
respondido por:
0
No caso podemos afirmar que o referido geógrafo de suma importância nas conquistas da Alemanha tendo em vista seus estudos sobre os territórios locais.
isso porque o texto do enunciado da questão diz respeito a como se deu a conquista dos territórios pela Alemanha.
Nesse sentido, veja que territórios como a Renânia são extremamente montanhosos e de difícil acesso.
Assim, o trabalho do referido geógrafo foi de suma importância para fomentar a possibilidade de invasão desses territórios.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás