Respostas
A chuva é um fenômeno físico atmosférico que consiste na precipitação de gotas de água sobre a superfície da Terra, e é fundamental para a vida. A atmosfera não contém somente nuvens, mas também são compostas por gases como dióxido de carbono, nitrogênio e oxigênio.
O dióxido de carbono que é produzido pela respiração dos animais e em diversos fenômenos naturais pode dissolver em água formando ácido carbônico. Esse ácido torna a chuva levemente ácida com valores de pH entre 7,0 e 5,6 que são considerados normais. Porém na presença de outros gases pode tornar o pH menor que 5,6 prejudicando a fauna, a flora e o ecossistema. Neste caso dizemos que a chuva é ácida.
Diversos gases, em diferentes regiões, gerados por usinas geradoras de energia elétrica movidas a combustíveis derivados de petróleo ou carvão, as usinas termelétricas, fundições não ferrosas, refinarias de petróleo, fábricas de ácido sulfúrico, automóveis, queimadas, assim qualquer poluente gasoso lançado na atmosfera tem contribuído para a chuva ficar cada vez mais ácida.
Os principais gases são dióxidos de enxofre, SO², dióxido de carbono, CO², trióxido de enxofre, SO³, e o dióxido de nitrogênio, NO³. Esses gases reagem na atmosfera com o oxigênio e a água da chuva, formando ácidos.
A chuva ácida é responsável por inúmeros problemas ambientais:
Lagos e riachos, pela grande mortalidade de peixes onde o pH normal para a vida aquática está entre 6,5 e 9,5. A maior parte da vida aquática desaparece quando o pH da água fica inferior a 5,0, e lagos inferiores a pH 4,0 ficam praticamente mortos.
Excesso de nitrogênio lançado pela chuva ácida em determinados lagos também pode causar crescimento excessivo de algas, e consequentemente perda de oxigênio, provocando um significativo empobrecimento da vida aquática.
Em florestas onde suas árvores sofrem corrosão tanto nas folhas quanto nos galhos. Com a acidez elevada, a fotossíntese torna-se mais lenta, podendo causar morte de plantas.
Na cidade os efeitos podem ser percebidos: deterioração de monumentos históricos feito de mármore ou pedra sabão; corrosão de estruturas metálicas; aparecimento de trincas na superfície dos prédios; quebra de artefatos de náilon.
Também danos à saúde como a ingestão de água potável acidificada, por longos períodos, podem causar a doença de Parkinson e de Alzheimer, a hipertensão, problemas renais e principalmente em crianças, danos ao cérebro.
Bons estudos!