O dispêndio energético em humanos é subdividido em vários componentes para melhor compreensão dos fatores que podem influenciar no gasto de energia. Assim, associe as colunas entre os componentes do dispêndio energético e seus respetivos significados. COLUNA 1 COLUNA 2 1 Termogênese facultativa A refere-se à quantidade de calorias utilizadas nos processos de absorção e digestão dos nutrientes, para poder processar os alimentos e disponibilizá-los em forma de energia para ser utilizada, o que representa por volta de 10% do dispêndio diário. 2 Efeito térmico dos alimentos B Está relacionada aos processos para manter a temperatura do corpo em torno de 37 graus centígrados, mantendo em equilíbrio com a temperatura do meio ambiente. Valor diário do dispêndio energético: <10%. 3 Metabolismo voluntário C Refere-se à energia necessária para a manutenção da temperatura corporal em estado de repouso, mantendo as funções orgânicas essenciais e básicas, como o funcionamento do coração, pulmão, cérebro, etc... Valor diário do dispêndio energético: 60% a 75%. 4 Metabolismo basal e de repouso D Refere-se àquele gasto energético que está relacionado às contrações musculares voluntárias. Atenção: o gasto energético total diário depende do nível de atividade física de cada um. Valor diário do dispêndio energético: 15% a 30%. Assinale a alternativa represente as associações corretas entre as colunas 1 e 2.
Respostas
1 - B
2 - A
3 - D
4 - C
Explicando cada um, para que possa entender a associação:
1 Termogênese facultativa
A termogênese facultativa é o calor produzido além da BMR. Sua intensidade varia conforme a magnitude do estímulo desencadeador, sendo induzida em duas condições: exposição ao frio (perde-se maior quantidade de calor para o meio ambiente de modo a manter a temperatura corporal próxima a 37°C) ou durante período de alimentação com dieta hipercalórica.
2 Efeito térmico dos alimentos
Chamado também de termogênese induzida pela dieta, refere-se à energia que o organismo gasta para poder fazer a digestão e absorção do alimento.
3 Metabolismo voluntário
É aquele em que o gasto energético tem relação com as contrações musculares voluntárias, representando a atividade física entre 15% a 30% do gasto energético total diário.
4 Metabolismo basal e de repouso
É um meio matemático inexato para se calcular a quantidade calórica que o corpo precisa durante um dia para manter se nutrido durante as atividades diárias e/ou fazendo um jejum de doze horas (no mínimo) em repouso, de modo que o funcionamento dos principais órgãos não seja prejudicado.
Bons estudos!