Respostas
Resposta:
Explicação:
Características da Revolução Industrial:
1 - Novo modo de produção; passagem do sistema de manufatura para o de maquinofatura. (O trabalho que antes era produzido pelos artesãos passa a ser produzido por máquinas.)
2 - Surgimento de uma nova classe social, o proletariado. (Com a revolução industrial os trabalhadores do chão de fábrica passaram a constituir uma nova classe social existente)
3 - Êxodo Rural. (Com o advento da revolução industrial e a lei dos cercamentos, as pessoas que antes trabalhavam nos campos passaram a procurar melhores condições de vida e trabalho nas cidades que estavam começando a surgir)
4 - A Inglaterra como mãe da revolução. (A Inglaterra foi o primeiro país a se industrializar e a passar pelo processo de revolução industrial, isso se deve ao fato de que o poder na Inglaterra já estava na mão da classe burguesa, após a revolução gloriosa. Além disso, a Inglaterra possuía também capital acumulado e uma abundância de recursos naturais provindas de suas colônias)
5 - Péssimas condições de trabalho. (As condições iniciais de trabalho não eram das melhores e muitas pessoas sofriam com a falta de adaptação das máquinas, contando ainda com a sujeira e a superlotação de pessoas trabalhando no mesmo local muitas horas por dia.)
6 - Superlotação das cidades. (Devido a grande taxa de êxodo rural, as cidades que ainda se formavam aos poucos começaram a ficar superlotadas, e as condições de saneamento, estrutura e moradia passaram a ser um dos grandes problemas desse período)
7 - Surgimento de máquinas. (Com a revolução industrial máquinas de extrema importância para o desenvolvimento da indústria foram criadas, como por exemplo, a máquina de fiar tecido a vapor. Esse tipo de manufatura já estava presente na Inglaterra desde a época da colonização da América)
8 - Desenvolvimento do capitalismo. (Foi a partir da revolução industrial que o capitalismo tomou forma e progresso, as novas relações de produção, trabalho e comércio que nasceram com a revolução industrial são o marco da economia como conhecemos hoje, o da produção voltada ao lucro e acumulação de capital. Muitos historiadores apontam ainda que o capitalismo nasceu junto com a revolução industrial)
9 - Alta taxa de natalidade. (Com a revolução vieram também melhorias nas condições de vida das pessoas, e melhoria também nos estudos científicos. Com isso, a expectativa de vida das pessoas aumentou e as pessoas passaram a ter mais filhos, isso fez com a que a população aumentasse muito de tamanho em muito pouco tempo)
10 - Desenvolvimento tecnológico. (As cidades e o mundo tal conhecemos hoje só foi possível a partir da revolução industrial. As máquinas que permitem uma produção em grande escala, os remédios, aparelhos tecnológicos, etc... todos eles são fruto desse processo em que o mundo passou a ter um novo estilo e a sociedade passou a se organizar de outra forma)
Características da Revolução Francesa:
1 - O Iluminismo. (Os ideais iluministas são o grande pilar da revolução francesa. Liberdade, igualdade e fraternidade, além da aversão a monarquia absolutista)
2 - França em crise. (A frança do século XVlll é marcada por estar em uma crise econômica e política sendo administrada por uma monarquia de poder absoluto que não mais conseguia tomar ações decisivas em relação ao país.)
3 - Contestação ao absolutismo. (O absolutismo é visto pelos revolucionários como o grande mal da crise política, já que o país passava por uma grande crise nesse setor.)
4 - Ideais burgueses. (A revolução francesa é marcada também como a revolução burguesa, já que foram os pensamentos dessa classe social que estiveram a frente da revolução)
5 - Queda do antigo regime (É com a revolução francesa que veremos a queda do antigo regime aristocrático francês)
6 - Sociedade estamental. (A sociedade francesa formava-se em três blocos: O clero, e a Burguesia as quais detinham privilégios. A terceira ordem da sociedade era formada pela alta, média e pequena burguesia, além das camadas populares; artesãos, operários, camponeses e servos)
7 - Surgimento de grupos políticos. (Girondinos: representantes da alta burguesia. Jacobinos: representantes da pequena burguesia e das camadas populares.)
8 - Queda da Bastilha. (A tomada da bastilha é conhecida por muitos historiadores como o estopim da revolução francesa.)
9 - Liberalismo. (Uma das fortes influências políticas da revolução francesa é sua aversão ao absolutismo monárquico, por esse motivo, o ideal de liberalismo e de estado mínimo toma grande proporção durante os acontecimentos.)
10 - Napoleão Bonaparte. (Marcando o fim do período revolucionário e o início da consolidação burguesa, Napoleão Bonaparte sobe ao poder da França, representando a consolidação das conquistas burguesas.)
Espero ter ajudado =)