• Matéria: Geografia
  • Autor: claudiaefada
  • Perguntado 7 anos atrás

“Após endossar o anticomunismo e a defesa do Ocidente, a delegação do Itamaraty declarou que a proteção dos países latino-americanos contra o totalitarismo dependia sobretudo do desenvolvimento econômico, argumentando que a instabilidade política e a consequ¨ente infiltração comunista eram resultados do atraso econômico. Nesse sentido, propunham a intensificação do apoio ao desenvolvimento, e não seu retardamento (...)

VIZENTINI, 2004, p. 47.
“Da Reunião resultou um discurso de João Neves da Fontoura criticando a ajuda dos Estados Unidos à Europa, pelo Plano Marshall, visto que o continente americano necessitava de assistência financeira para promover o desenvolvimento de seus países e melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos. O princípio que regeu o final da Reunião de Consulta foi o de que o elemento essencial para a defesa do continente americano era o desenvolvimento econômico dos países em desenvolvimento.

BARRETO, 2001, p. 191.
A política externa no segundo Governo Vargas (1951-1954) revelou mais um capítulo das relações Brasil-Estados Unidos.

A leitura dos trechos mostra que a diplomacia brasileira

A-demonstrou alinhamento com a doutrina capitalista e recusava suporte financeiro norte-americano em função do nacionalismo que caracterizou o Governo Vargas.
B- criticou a postura norte-americana de preterir a América em relação à Europa e condicionou o auxílio financeiro
C-encontrou em João Neves da Fontoura um defensor da aproximação com os EUA, que resultou na concessão de empréstimos que viabilizaram a industrialização nacional.
D-recusou o auxílio financeiro norte-americano como estratégia para não enviar tropas brasileiras para a Guerra da Coreia, iniciada em 1950.
E-auxiliou o governo norte-americano na Guerra da Coreia, como parte dos acordos firmados na Comissão Mista Brasil-Estados Unidos, em troca de ajuda financeira.

Respostas

respondido por: fernandinhasilva35
1

Resposta:

Explicação:

bbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbbb

respondido por: ggabrielasilva1022
1

Resposta:

Letra B

Explicação:

A questão trata da política externa do Segundo Governo Vargas, que se mostrou distinta do governo  Dutra  e  baseou-se  em dois pontos: transferir os benefícios das relações econômicas internacionais ao desenvolvimento da economia brasileira e manter o alinhamento político e militar em relação aos princípios de solidariedade no mundo ocidental. No  entanto,  a Guerra Fria – e especificamente a Guerra da Coreia iniciada em  1950 – fizeram o Governo de Washington priorizar outras áreas de influência,  afastando-se  da América Latina. Nesse sentido, o país usou certa pressão diplomática para que se fizessem novos investimentos na América Latina  alegando, a questão da “ameaça comunista”. Para o Brasil, captar tais recursos era determinante para o programa de industrialização.

Perguntas similares