A Companhia Siderúrgica Nacional – Usina Presidente Vargas – e a cidade de Volta Redonda formam desde os anos 1940 um só complexo. A cidade foi construída pelo Estado à imagem e semelhança da usina, que traçou para o complexo a função de espaço disciplinar da massa trabalhadora nele empregada, extensiva como exemplo a toda a classe trabalhadora brasileira. De uma certa forma, o complexo vem para atuar como um grande laboratório de experiências necessárias à constituição da moderna sociedade brasileira como uma sociedade do trabalho avançada. MOREIRA, R. Formação espacial brasileira. Rio de Janeiro: Consequência, 2012, p. 213. Adaptado. A formação desse complexo urbano-industrial expressa uma política territorial que
Respostas
Segue o restante da questão:
a)aplica preceitos do neoliberalismo econômico.
b)antecipa ações do nacional-desenvolvimentismo.
c)reforça valores da descentralização democrática.
d)refuta decisões de planejamento do governo central.
e)privilegia intervenções de expansão das exportações.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
A resposta correta é a de letra b)antecipa ações do nacional-desenvolvimentismo.
Bom, para essa questão é importante lembrar que o foco econômico da Era Vargas foi o desenvolvimento das indústrias e do capital nacional. Com todo foco voltado para a evolução social e econômica do país.
Assim a Companhia Siderúrgica Nacional foi um marco no governo de Vargas, sendo considerado uma das suas principais realizações que vinham da sua política com o foco populista. Sendo que isso só foi possível graças aos empréstimos feitos com os EUA que culminou na dívida externa brasileira.
Espero ter ajudado! Bons Estudos!