Durante o preparo de uma caneca de café co leite, inicialmente, coloca-se 200ml de leite à temperatura ambiente de 25ºc. Em seguida, realiza-se o preparo do cafe, que e feito utilizando agua a 100ºc, porem, ao passar pelo filtro, o liquido reduz 15ºc .
Considere que o cafe e o leite possuem a mesma densidade e calor especifico.
Qual o volume de cafe é preciso adicionar na caneca para a mistura atingir 45ºc?
a)73ml
b)100ml
c)133ml
d)200ml
e)400ml
Respostas
a resposta é a alternativa b
O volume necessário para a mistura da caneca atingir 45°C será igual a 100mL.
De acordo com a calorimetria que é o ramo da química que estuda a variação de energia dos corpos, quando adicionado o café e o leite ao mesmo recipiente acontecerá uma troca de calor entre as substâncias.
Portanto o calor nesse processo altera devido a mudança de temperatura do corpo, sendo necessário então usar a fórmula de calor sensível:
Onde : Q é quantidade de calor, m a massa do corpo, c o calor específico e ΔT a variação de temperatura, sendo a diferença entre a temperatura final e temperatura inicial.
Sabendo disto, pode - se afirmar que a soma do calor do leite mais o calor do café será nulo, pois será quando o calor irá atingir equilíbrio térmico. Sendo assim:
Onde: é o calor do leite e o calor do café, aplicando a fórmula de calor sensível temos que:
Sabendo que densidade é a razão da massa sobre o volume e a desidade nesse caso é a mesma pode - se atribuir que a massa será o produto da densidade e o volume do corpo, logo:
Desconsiderando a densidade e o calor específico:
Assumindo que a temperatura final precise atingir 45°C, o volume do café precisará ser igual a 100mL, alternativa b.
Para estudar mais, acesse : https://brainly.com.br/tarefa/4384865