Respostas
Em sala de aula o destaque sobre a visão de mundo que o homem tinha na Renascença se faz necessário. O período de transição é complexo para o entendimento do aluno, é difícil colocar-se no lugar do outro sendo que o outro vivia em um tempo que não condiz com a realidade de hoje. Entretanto, em determinado momento há uma semelhança. Não existe uma ruptura total da História, existem as permanências.
Trazemos conosco, mesmo de forma muito modificada, traços de um legado cultural, filosófico e político do período renascentista. É papel do professor de História abordar isso de forma clara ao aluno. Certamente é mais um desafio do ensino da História. Por isso, trabalhar em sala com imagens de pinturas, esculturas de artistas do Renascimento é tão expressivo, pois o apelo visual é muito forte e gera certo encantamento. Esse material ajudará no entendimento, incitará o debate, a crítica e facilitará a identificação das ideias principais do movimento como:
Os pensadores e pintores renascentistas não se opunham à religião, mas buscavam a autonomia humana;
O retorno à cultura clássica greco-romana;
A valorização das potencialidades humanas: aprofundamento do emprego da razão, do espírito crítico, da criatividade e das experiências individuais;
Inovações técnicas e científicas;
Expansão da produção artística;
O resgate do papel da mulher na renascença.
bom eu espero ter ajudado