2)
Leia o excerto a seguir:
A Literatura, como toda arte, é uma transfiguração do real, é a realidade recriada através do espírito do artista e retransmitida através da língua para as fôrmas que são os gêneros e com os quais ela toma corpo e nova realidade.
(COUTINHO, Afrânio. Que é literatura e como ensiná-la. Notas de teoria literária. 2. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978)
Considerando a relação entre a literatura infantojuvenil e as narrativas orais europeias, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Devido a essa relação, as diferentes versões da história deveriam manter os aspectos sociais e culturais da região originária.
b)
Embora as versões tenham sido criadas para divulgação em regiões distintas, todas mantinham o mesmo autor original.
c)
Devido a essa relação, foi permitido criar versões para uma mesma história, considerando aspectos sociais e culturais das diversas regiões.
d)
Essa relação possibilitou que cada cidadão criasse sua versão individual da história original, desconsiderando aspectos sociais e culturais.
e)
A relação estabelecida cria até hoje versões desencontradas e contraditórias do enredo, tornando as histórias pouco conhecidas mundialmente.
Respostas
respondido por:
114
Resposta:
CORRETO
Explicação:
1.B
2.C
3.D
4.A
5.D
claudiaguimaraesreis:
corrigido está certo
respondido por:
15
A é falsa. Foi justamente pelo aspecto facilmente adaptável e universal de tais histórias que se tornaram tão conhecidas.
B é falsa. Muitas destas histórias sequer mantém relação com a ideia de um autor conhecido, sendo simplesmente contos "de origem popular".
C é verdadeira. Deste modo os elementos básicos da história poderiam ser complementados com valores culturais de quem a contava e ouvia.
D é falsa, posto que isto vai na contramão de fortalecer a literatura popular.
E é falsa, o fato de haver diferentes versões não impede que sejam conhecidas mundialmente.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás