1)
Decisão de compra; o marketing pode nos dar uma contribuição bastante importante para visualizarmos, de forma bem simples, o processo de decisão de compra. Você se lembra do conceito de processo? Um processo é uma atividade ou conjunto de atividades em que insumos (entradas = input) são transformados em resultados (saídas = output). Da mesma forma, o processo de tomada de decisão do consumidor também tem entradas (subsídios para a tomada de decisão), processamento (a própria tomada de decisão de compra) e as saídas (a compra realizada). Schiffman (2009), propõe o seguinte modelo de tomada de decisão de compra do consumidor: entrada, processamento e saída. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e assinale 'V' para verdadeiro ou 'F' para falso:
-
(__) O estágio de entrada contempla as influências externas (como os esforços de marketing da empresa fabricante) e o ambiente sociocultural em que o consumidor está inserido.
(__) O estágio do processamento envolve a experiência da compra e a avaliação pós-compra.
(__) O estágio de saída focaliza os fatores psicológicos que atuam nas decisões do consumidor.
-
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
F - F - V.
b)
F - V - V.
c)
F - F - F.
d)
V - F - F.
e)
V - V - V.
2)
Segundo Kotler (2013), o processo de decisão de compra do consumidor passa por cinco estágios: o reconhecimento do problema (ou de uma necessidade); a busca de informações; a avaliação das alternativas; a decisão de compra e; o comportamento pós-compra.
-
Diante disso, sobre a etapa de 'decisão de compra', assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
A decisão de compra: pode ser desencadeado por estímulos internos (como a fome, por exemplo) ou externos (provocação de um anúncio).
b)
A decisão de compra: o consumidor faz para tomar sua decisão de compra divide-se em quatro grupos: pessoais (família, amigos); comerciais (propaganda, sites, embalagens); públicas (mídias de massa, organizações de classificação de consumo) e experimentais (manuseio, uso do produto).
c)
A decisão de compra: é feita principalmente com base nas crenças (pensamento descritivo que um indivíduo tem a respeito de algo) e nas atitudes (sentimentos, tendências de ação duradouras que podem ser favoráveis ou não diante de determinada coisa ou ideia).
d)
A decisão de compra: pode ser um momento em que o consumidor mude de ideia quanto ao que tinha de intenção pós-avaliação. Podemos pensar em três possibilidades de interferência: a atitude dos outros (influenciando-nos a comprar ou não determinado produto); fatores situacionais imprevistos (podem surgir e mudar a intenção de compra); risco percebido (em relação ao gasto envolvido, à incerteza quanto aos atributos do produto, a autoconfiança do consumidor).
e)
A decisão de compra: pode ser positivo, levando à satisfação e à recompra do produto; ou pode ser negativo, podendo levar o consumidor a descartar ou devolver o produto, não comprá-lo novamente e alertar os amigos ou até mesmo reclamar aos órgãos de defesa do consumidor.
3)
As Influências Situacionais são características duradouras que não são nem de um consumidor específico nem de um produto ou marca. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir:
-
I. O chamado "marketing sensorial" atua de forma efetiva sobre a atmosfera do local de consumo.
II. As influências situacionais determinadas pelo fator lugar nos leva a compreender a importância de um ambiente suficientemente aconchegante para influenciar positivamente o cliente durante o processo de decisão de compra.
III. O marketing sensorial atua sobre os cinco sentidos humanos (olfato, paladar, tato, visão e audição) de forma a envolver e encantar seus clientes durante o processo de decisão de compra.
-
Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas a alternativa I está correta.
b)
Apenas as afirmativas I e II são corretas.
c)
Apenas as afirmativas II e III são corretas.
d)
Apenas a alternativa III está correta.
e)
As afirmativas I, II e III são corretas.
Respostas
Resposta:
1 - V- F- F
2 - A decisão de compra: pode ser um momento em que o consumidor mude de ideia quanto ao que tinha de intenção pós-avaliação. Podemos pensar em três possibilidades de interferência: a atitude dos outros (influenciando-nos a comprar ou não determinado produto); fatores situacionais imprevistos (podem surgir e mudar a intenção de compra); risco percebido (em relação ao gasto envolvido, à incerteza quanto aos atributos do produto, a autoconfiança do consumidor).
3 - As afirmativas I, II e III são corretas.
4 - a produção industrial; a distribuição em massa; a oferta de crédito e; o consumo de produtos industrializados.
5 - (1) Consciência do valor ; (2) Necessidade de cognição.
Explicação:
1- d)V - F – F.
2- d) A decisão de compra: pode ser um momento em que o consumidor mude de ideia quanto ao que tinha de intenção pós-avaliação...
3-e)As afirmativas I, II e III são corretas
4-a) a produção industrial; a distribuição em massa; a oferta de crédito e; o consumo de produtos industrializados.
5-)(1) Consciência do valor ; (2) Necessidade de cognição
1. No estágio de entrada tem-se as influências externas e o ambiente sociocultural do consumidor, o que valida a I.
Além disso, o estágio de saída é onde encontram-se os fatores psicológicos que influenciam nas decisões de consumo, validando a III.
Letra D.
2. A etapa de 'decisão de compra' pode ser um momento onde ocorre mudança de ideia da parte do consumidor, seja por influências de terceiros, imprevistos ou riscos percebidos.
Letra D.
3. Todas são corretas, visto que o marketing sensorial visa agradar a todos os sentidos do consumidor no ambiente onde ele vá. Além disso, as influências situacionais liga-se diretamente ao ambiente físico.
Letra E.
Abraços!