• Matéria: História
  • Autor: BrunoHGod
  • Perguntado 7 anos atrás

Em cada letra da página divina [a Bíblia] há tantas verdades sobre as virtudes, tantos tesouros de sabedoria acumulados, que apenas aquele a quem Deus concedeu o dom do saber [dela] pode usufruir plenamente. Poderiam estas "pérolas" ser distribuídas aos "porcos" e a palavra a ignorantes incapazes de recebê-la e, sobretudo, de propagar aquilo que receberam?(Texto escrito pelo inglês Gautier Map, por volta de 1181.)Comparando o conteúdo do texto com a história do cristianismo, conclui-se que o autor(A)interditava aos pecadores a leitura da Bíblia, reservando-a à interpretação coletiva nos mosteiros medievais.(B)opunha-se a um princípio defendido por heresias medievais e que foi retomado pelas reformas protestantes.(C)referia-se a um dogma da Igreja medieval abolido pela reforma católica promovida pelo Concílio de Trento.(D)considerava aptos para interpretarem individualmente a Bíblia todos os fiéis que participassem do culto católico.(E)postulava a exigência de comunicação direta do fiel com Deus, independentemente da leitura dos textos sagrados.

Respostas

respondido por: jesstimotheo
24

A resposta correta é a da alternativa E, já que o texto afirma que os mais pobres não eram merecedores da leitura da Bíblia, diferente do que pensavam os hereges (católicos que questionavam aos dogmas) e protestantes, que defendiam que qualquer um, independente da posição social, possuía o direito de ler a palavra divina.

respondido por: joaopaulooas
1

O pensamento seletista do autor é revelado a partir da expressão segregadora é exposta na intenção de revelar a palavra de Deus apenas para quem tiver sabedoria, contrariando assim a própria bíblia (Letra E).

Como reconhecer a Deus pela bíblia?

No livro de Romanos, capítulo 1 está escrito que:

  • 20. Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito e, portanto, eles não têm desculpa nenhuma.
  • 21.Eles sabem quem Deus é, mas não lhe dão a glória que ele merece e não lhe são agradecidos. Pelo contrário, os seus pensamentos se tornaram tolos, e a sua mente vazia está coberta de escuridão.

Portanto, todas as pessoas que tem o mínimo de entendimento não podem alegar que não sabem onde Deus está. Portanto, a sabedoria não é reservada para algumas pessoas específicas.

Aprenda mais sobre Deus aqui: brainly.com.br/tarefa/44357090

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares