Respostas
Resposta:
Linguagem e língua são constantemente tratadas como sinônimos, porém é necessário analisar corretamente o uso deste em detrimento daquele e vice versa. Toda língua é uma forma de linguagem, mas nem toda linguagem é língua. Vejamos exemplos: o jeito como nos vestimos, a forma como nos comportamos, nossas expressões faciais e corporais passam determinadas informações e são caracterizadas, assim, como linguagem. Há também a linguagem animal, musical, computacional, etc.
As línguas sejam elas orais auditivas ou espaço visuais – LIBRAS, por exemplo – , agrafes ou não, constituem um tipo de linguagem. “Língua”, porém, é um conceito mais específico, restrito, que se caracteriza como um sistema formado por um conjunto de regras gramaticais abstratas e é uma habilidade exclusivamente humana.
A linguística se dedica ao estudo de uma língua em determinado período ou momento. Não tem caráter avaliativo, não quer normatizar a fala ou a escrita(diferentemente da gramática tradicional ou gramática normativa). Possui caráter descritivo, pois observa a língua, suas variações, expressões e usos a partir dos falantes.